UFGD publica resultado do Processo Seletivo de Vagas Remanescentes
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou na tarde desta segunda-feira, dia 5 de junho, o resultado preliminar do Processo Seletivo de Vagas Remanescentes 2023/2. Desse modo, os candidatos já podem conferir a lista preliminar de classificação por meio do Portal da UFGD.
Como esse resultado é preliminar, caberá a interposição de recursos. Os interessados em contestar o resultado preliminar poderão interpor recursos até as 17h de amanhã, dia 6 de junho. A interposição de recurso deve ser feita on-line, em formulário próprio disponível na Área do Candidato, devidamente fundamentado, seguindo os passos abaixo:
- a) acessar a Área do Candidato, em https://selecao.ufgd.edu.br/;
- b) clicar em PSVR-ENEM-2023/UFGD – Processo Seletivo para Preenchimento Das Vagas Remanescentes nos Cursos De Graduação da UFGD;
- c) ir em “Recurso” (menu), clicar no botão “Novo Recurso”, fundamentar e anexar documentos (caso julgue necessário), clicar em “Confirmar” na barra superior do canto direito da tela;
- d) clicar em “Salvar” e finalizar clicando em “Enviar” na barra superior do canto direito.
De acordo com o cronograma, após a análise dos recursos, o resultado final será publicado no dia 7 de junho de 2023. Na mesma data, a UFGD vai publicar a lista de candidatos convocados em 1ª chamada para as matrículas e as orientações para o registro acadêmico.
A lista de documentos necessários está disponível no edital. Entre os documentos estão RG, CPF e certificado de conclusão do Ensino Médio.
Como foi o processo de seleção?
Esse Processo Seletivo visa o preenchimento de mais de 300 vagas remanescentes do vestibular anterior da UFGD. Para a classificação dos candidatos inscritos, a UFGD realizou o aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e de notas de vestibulares de anos anteriores da universidade.
Para fins de classificação, a UFGD aceitou as notas das edições do Enem realizadas entre os anos de 2014 a 2022. No entanto, os estudantes que fizeram o Enem como “treineiros” ou que tenham obtido zero na prova de redação do exame não puderam participar da seleção.
Já as edições de vestibulares anteriores aceitas foram as de 2022 e de 2023. De acordo com o edital, os candidatos puderam escolher a modalidade de seleção no momento da inscrição. Além disso, no momento da inscrição, o candidato foi responsável por indicar a edição do exame a ser usada para fins de classificação.
Oferta de vagas
De acordo com o edital, a oferta total da UFGD para o Vestibular 2023/2 via notas do Enem é de 288 (duzentas e oitenta e oito) vagas para 22 (vinte e duas) opções de cursos de graduação. Já para a seleção via notas de vestibulares anteriores da UFGD a oferta é de 509 (quinhentas e nove) vagas para 25 (vinte e cinco) cursos de graduação.
O edital estabelece ainda que as oportunidades são para o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo deste ano. Entre as carreiras ofertadas estão os seguintes cursos: Ciências Biológicas; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Nutrição; Pedagogia; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Zootecnia; Artes Cênicas; Biotecnologia; Licenciatura em Letras Português; Licenciatura em História; Licenciatura em Matemática; Licenciatura emQuímica.
Metade das vagas ofertadas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, parte das vagas é exclusiva para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Além disso, há percentual de vagas reservado para pretos, pardos e indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PcD).
Os candidatos aprovados por meio da reserva de vagas deverão comprovar os critérios indicados nos editais para garantir a vaga.
Acesse o site da UFGD para mais informações.
Leia também O Inep abriu o período de inscrição para o ENEM 2023 nesta segunda-feira (5); veja como se inscrever.