A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) publicou edital referente ao processo de isenção da taxa de inscrição dos Exames de Qualificação do Vestibular Estadual 2024. Desse modo, os interessados em solicitar o benefício já podem consultar todas as normas e datas por meio do Portal UERJ.
De acordo com o documento, os pedidos de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação poderão ser feitos no período de 15 a 17 de março. Já a isenção da taxa referente ao 2º Exame de Qualificação poderá ser solicitada de 14 a 16 de junho.
O documento estabelece ainda que terão direito ao benefício somente os candidatos que puderam comprovar condição de carência socioeconômica e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio. A lista de documentos necessários para a comprovação dos requisitos está disponível no edital.
A divulgação do resultado da isenção da taxa referente ao primeiro exame está marcada para o dia 10 de abril. Já o resultado da isenção referente ao segundo exame está previsto para o dia 8 de julho.
Vestibular Estadual 2024
Nesta edição, a UERJ retomará o formato tradicional do seu vestibular. Desse modo, todo o processo seletivo contará com a aplicação de três exames. A universidade já divulgou as datas de realização das provas:
- 1º Exame de Qualificação: 4 de junho;
- 2º Exame de Qualificação: 3 de setembro;
- Exame Discursivo: 3 de dezembro.
O período de inscrição para o Vestibular Estadual 2024 ainda não foi divulgado. No entanto, a universidade informou a lista de obras literárias que cobrará nas avaliações:
- “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga – para o 1º Exame de Qualificação;
- “Anos de chumbo”, de Chico Buarque – para o 2º Exame de Qualificação;
- “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco – para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, no Exame Discursivo;
- “O menino do pijama listrado”, de John Boyne – para a prova de Redação, no Exame Discursivo.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também IF Sudeste MG recebe inscrições para vagas ociosas em cursos técnicos e de graduação até quarta-feira (8); saiba mais.