UERJ faz estudo para promover inclusão digital de alunos - Notícias Concursos

UERJ faz estudo para promover inclusão digital de alunos

Pretende-se alcançar 40 mil inscrições de alunos de graduação, pós-graduação e do ensino básico

A UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, está fazendo um levantamento sobre as condições sociais e digitais de seus alunos, para aproximá-los da instituição, neste período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

O estudo pretende ainda subsidiar políticas que promovam a inclusão, estabelecendo uma rotina de comunicação por meios digitais, como explica o professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Luiz Augusto Campos.

O professor também ressalta que grande parte das profissões exige competências relacionadas ao mundo digital. Por isso, é urgente e necessário promover a inclusão digital de todos os alunos, ampliando o conhecimento e preparando-os para o atual mercado de trabalho.

Os alunos interessados em participar do levantamento, devem responder a um questionário, no endereço inclusaodigital.uerj.br/saiba-mais.

De acordo com a UFRJ, pretende-se alcançar 40 mil inscrições de alunos de graduação, pós-graduação e do ensino básico. Os alunos que não tem acesso à internet serão contatados por telefone ou outros meios de comunicação.

Universidades preocupadas

 

Muitas universidades públicas têm realizado iniciativas para promover a inclusão digital de alunos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A Universidade de Brasília, UnB, por exemplo, lançou um edital para que estudantes de graduação e pós-graduação da UnB em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e que não tenham computador e acesso a internet de boa qualidade pudessem se inscrever para receber auxílios emergenciais de apoio à inclusão digital.

O edital, lançado pela Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), busca garantir a conectividade dos estudantes nessa situação, para que tenham condições de participar das atividades acadêmicas na retomada do calendário. Estão previstos apoios tanto para suprir a carência de equipamentos quanto para o acesso à rede.

A criação do edital foi anunciada pelo decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio da Costa, na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do dia 9 de julho, que definiu data para a retomada do calendário do 1º/2020, suspenso em razão da pandemia de Covid-19. As atividades de ensino, em modalidade não presencial, serão retomadas em 17 de agosto.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?