A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) adiou a aplicação de provas do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná devido ao atual cenário da pandemia da covid-19. Previstas inicialmente para os dias 11 e 12 de abril de 2021, as provas foram remarcadas para os dias 18 e 19 de julho de 2021.
Com a alteração no calendário, a UENP informou novas datas para as demais etapas do processo seletivo. Desse modo, a divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia 20 de julho. Já a publicação do resultado final deve ser feita até o dia 1º de setembro de 2021.
Detalhes sobre o processo seletivo
O XX Vestibular dos Povos Indígenas, como o próprio nome já indica, é exclusivo para candidatos que sejam integrantes das sociedades autóctones. De acordo com o edital, os locais de prova serão nas cidades de Curitiba, Londrina, Nova Laranjeiras, Manoel Ribas e Mangueirinha.
Ainda conforme o edital, o 1º dia contará com uma prova oral de Língua Portuguesa. Já no 2º dia haverá uma prova com questões objetivas de Português, de Língua Estrangeira ou Indígena, Química, Física, Biologia, Matemática, História e Geografia. Além disso, os candidatos devem fazer uma prova de redação.
As vagas da seletiva são para as seguintes universidades: UFPR, UEPG, UENP, Unespar, Unicentro, UEM, Unioeste e UEL. Cada uma das universidades oferecem seis vagas adicionais a cada curso disponível em seus processos seletivos. Apenas a UFPR irá ofertar 10 vagas. Desse modo, a oferta total é de 52 vagas. Enquanto as universidades estaduais só aceitam indígenas reconhecidos em comunidade do Paraná, as federais aceitam candidatos de todo o Brasil.
Clique aqui para conferir mais detalhes no edital do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia UFES divulga o número de vagas para a 1ª edição do Sisu 2021.