UEMS abre Concurso público para Tradutor e Intérprete de Libras

Edital oferta quatro vagas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abre um novo edital de concurso público cujo objetivo é o preenchimento de quatro vagas para o cargo de Tradutor e Intérprete de Libras.

Para concorrer ao cargo, é necessário que os candidatos tenham graduação completa em tradução e interpretação em libras – língua portuguesa ou em letras com habilitação em tradução e interpretação em libras ou qualquer graduação, desde que comprove o exame de proficiência em tradução e interpretação em libras reconhecido pelo MEC.

O salário oferecido inicialmente é de R$ 4.350,00, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

INSCRIÇÃO

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até o dia 26 de outubro de 2022, diretamente no endereçoe eletrônico da UEMS. A taxa de inscrição ficou fixa em R$ 188,00.

PROVAS

Os candidatos serão avaliados mediante prova objetiva (caráter classificatório e eliminatório) com questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, legislação, informática e conhecimentos específicos. As avaliações serão realizadas no dia 20 de novembro do presente ano.

O concurso público é válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração.

Atribuições

Efetuar a comunicação entre surdos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e viceversa; Traduzir e/ou interpretar materiais didático-pedagógicos, artigos e livros; Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais-Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas, culturais, eventos diversos e reuniões dos conselhos superiores realizados na instituição de ensino; Atuar nos processos seletivos/ou concursos públicos realizados na instituição de ensino; Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da instituição; Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; Atuar, quando possível, em reuniões de colegiado em que o professor surdo estiver presente; Interpretar vídeos institucionais; Atuar na interpretação dos editais de processos seletivos da instituição; Utilizar e auxiliar na adaptação de recursos institucionais a fim de proporcionar maior acessibilidade aos conteúdos de mídias e de comunicação institucionais; entre outras atividades.

EDITAL 2022

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.