A UEM, Universidade Estadual de Maringá, é uma instituição de ensino pública, gratuita e que oferece um ensino de qualidade.
A instituição oferece uma série de oportunidades e de cursos para os seus estudantes, atraindo vestibulandos de todo o Brasil anualmente.
Se você quer estudar na UEM, está com sorte: as inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 da instituição já estão abertas.
Dessa maneira, para te ajudar a participar do processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular de Inverno 2023 da UEM, incluindo principais datas e funcionamento da seleção. Vamos conferir!
Vestibular de Inverno UEM 2023: inscrições abertas
As inscrições para a edição 2023 do Vestibular de Inverno da UEM começaram nesta terça-feira, dia 30 de maio. Todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 10 de julho de 2023.
A inscrição deve ser realizada exclusivamente de forma online por meio do preenchimento do formulário disponível na página do Vestibular de Inverno da UEM.
No momento da inscrição, o candidato deverá indicar algumas informações importantes, como:
- Opção de curso: os candidatos poderão selecionar até três cursos distintos em ordem de preferência;
- Língua estrangeira: o candidato deverá escolher uma língua estrangeira dentre Espanhol, Francês ou Inglês;
- Mesa para canhoto: o candidato canhoto deverá assinalar a própria condição para receber uma mesa adequada no dia da prova;
- Cidade de realização da prova: o candidato deverá escolher uma cidade para fazer a prova do vestibular. As opções são: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.
Vestibular de Inverno UEM 2023: taxa de inscrição e isenção
Todos os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 177 para participar do processo seletivo. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 12 de julho de 2023 e é fundamental para a homologação da inscrição.
Contudo, a UEM também oferece a possibilidade de solicitar isenção da taxa para os candidatos com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e para os candidatos com baixa renda. Os pedidos deverão ser enviados até 12 de junho de 2023. No momento da solicitação, os candidatos deverão enviar os documentos solicitados que comprovem a própria condição e renda. A lista completa pode ser encontrada no edital do processo seletivo.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado pela UEM no dia 20 de junho. Os candidatos poderão enviar recursos. Por fim, o resultado final será liberado pela instituição no dia 27 do mesmo mês.
Vestibular de Inverno UEM 2023: provas
O Vestibular de Inverno 2023 da UEM prevê a aplicação de uma prova como parte do processo seletivo. O exame será aplicado no dia 27 de agosto de 2023.
Os locais de prova serão divulgados no dia 27 de julho de 2023. Os exames serão compostos por uma redação e 50 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
O gabarito da prova será liberado no dia 28 de agosto de 2023, a partir das 10h. No dia 11 de setembro, por sua vez, a UEM irá divulgar a imagem digitalizada da prova e a nota da redação.
Vestibular de Inverno UEM 2023: oferta de vagas
Por meio do Vestibular de Inverno 2023, a UEM irá disponibilizar 1.170 vagas para cursos de graduação na instituição.
Todos os candidatos aprovados irão ingressar no segundo semestre letivo de 2023.
Vestibular de Inverno UEM 2023: resultados
O resultado final do Vestibular de Inverno UEM 2023 será divulgado no dia 18 de setembro de 2023, a partir das 10h.
O período de matrículas para os candidatos convocados em primeira chamada ainda não foi definido pela UEM.
Vestibular de Inverno UEM 2023: sistema de cotas
Conforme as informações divulgadas, a UEM irá utilizar o sistema de cotas (ações afirmativas) no Vestibular de Inverno 2023.
Segundo o Manual do Candidato, serão direcionados 20% das vagas de cada curso, turno e campus, aos candidatos que irão concorrer pelo sistema de cotas sociais. Para participar do sistema de cotas, os candidatos deverão atender a pelo menos um dos seguintes critérios:
- Ter cursado as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e o Ensino Médio em Instituição Pública de Ensino;
- Possuir registro no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) de família de baixa renda;
A UEM também irá usar outros tipos de cotas, como cotas para candidatos negros (pretos e pardos) e para candidatos com deficiência.