A Universidade Estadual de Londrina (UEL) publicou na tarde desta quinta-feira, dia 4 de maio, o resultado final do Vestibular 2023. Desse modo, os candidatos já podem consultar a lista de convocados em 1ª chamada através do site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL).
De acordo com o cronograma da UEL, os convocados nessa 1ª chamada deverão realizar a pré-matrícula, etapa obrigatória para garantir a vaga, a partir de hoje (4).
As pré-matrículas serão recebidas até as 23h59 do dia 14 de maio, exclusivamente por meio do Portal do Estudante. Posteriormente, os estudantes deverão apresentar todos os documentos necessários para o registro acadêmico.
Lista de espera
Os candidatos não convocados poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. Nesse sentido, a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia explica:
“Os candidatos que não foram convocados hoje devem acessar a página da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL), no ícone indicado para permanecerem na lista de espera. Se não optarem por permanecer, não participam da próxima convocação, que será divulgada no dia 22 de maio”.
Os interessados deverão manifestar interesse virtualmente no período de 4 a 15 de maio. De acordo com o cronograma, a UEL pretende realizar até oito chamadas para o preenchimento das vagas:
-
2ª chamada – 22 de maio
-
3ª chamada – 5 de junho
-
4ª chamada – 19 de junho
-
5ª chamada – 26 de junho
-
6ª chamada – 3 de julho
-
7ª chamada – 10 de julho
-
8ª chamada – a definir
Vestibular UEL 2023
O processo seletivo contou com a aplicação de prova em duas fases e ainda com a aplicação de provas de habilidades específicas para os candidatos a alguns cursos que exigem aptidão específica (Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais).
A aplicação das provas da 1ª fase aconteceu no dia 5 de março de 2023. De acordo com o edital, a 1ª fase contou com 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, contemplando as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
Somente os aprovados na 1ª fase puderam realizar a próxima etapa da seleção. Segundo os dados divulgados pela Cops, ao todo, a UEL aprovou 6.772 candidatos para a 2ª fase.
A aplicação das provas da 2ª fase aconteceu no período do dia 2 ao dia 4 de abril, de domingo à terça-feira. A prova aplicada no 1º dia contou com questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e com uma Redação em Língua Portuguesa, enquanto no 2º dia a UEL aplicou uma prova discursiva de conhecimentos específicos composta por 12 questões.
Obras literárias
Para as provas dessa edição do Vestibular, a UEL estabeleceu a cobrança das seguintes obras literárias:
- “Contos novos”, de Mário de Andrade;
- “Quarto de despejo – diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus;
- “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar;
- “O rei da vela”, de Oswald de Andrade;
- “O seminarista”, de Bernardo Guimarães;
- “Niketche”, de Paulina Chiziane;
- “Torto arado”, de ltamar Vieira Junior;
- “Melhores poemas”, de Fernando Pessoa;
- “Chove sobre minha infância”, de Miguel Sanches Neto;
- “Cartas chilenas”, de Tomás Antônio Gonzaga.
Oferta de vagas
A oferta total da UEL através do Vestibular 2023 é de 2.541 vagas. De acordo com o edital, as oportunidades são para ingresso em 52 opções de cursos de graduação de diversas áreas ainda no 1º semestre letivo de 2023. Entre os cursos ofertadas destacam-se as Engenharias e o curso de Medicina, com 80 vagas disponíveis.
Ainda conforme o edital, parte das vagas foram reservadas para o cumprimento das ações afirmativas da UEL. Desse modo, há percentual de vagas exclusivo para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas e também para candidatos que se autodeclaram negros.
Acesse o edital do Vestibular 2023 para mais informações.