Nesta quinta-feira (14) o Uber lançou uma nova modalidade para agilizar o tempo de embarque e reduzir a espera dos usuários. Nesse sentido, a nova modalidade chega como uma nova alternativa, em meio às queixas de usuários sobre cancelamento de motoristas e demora para conseguir um carro para a viagem.
O novo serviço do aplicativo se chama Prioridade e começa a funcionar, num primeiro momento como teste, nas cidades de Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA). Sendo assim, caso a função seja aceita e utilizada por usuários, a expectativa do Uber é que ela seja levada para outras cidades em breve.
A empresa ainda informou que a nova modalidade do aplicativo chega como mais uma oportunidade de ganho para os motoristas. Isto porque as viagens pelo serviço Prioridade serão mais caras que as do UberX, por exemplo. Dessa maneira, os motoristas são incentivados a optar por viagens da nova modalidade.
O foco da iniciativa será nas regiões centrais das cidades. Desse modo, a localidade foi escolhida porque, segundo o Uber, a espera costumou ser mais longa nesses locais nas últimas semanas. Sendo assim, usuários que estiverem dispostos a pagar um pouco mais, terão um carro mais rápido, sem necessidade de esperar muito nos locais.
Para solicitar viagens pelo novo serviço do Uber, basta acessar o aplicativo, digitar os locais de início e destino da corrida e escolher a opção Prioridade. A opção aparecerá no meio entre as opções que já existem no Uber, que são o UberX e o Uber Confort. Portanto, é bem fácil e prático solicitar a nova modalidade.
Além disso, a empresa destaca que o horário de funcionamento não é fixo e acompanha a dinâmica de movimentação da cidade. Dessa maneira, a escolha ao usar o Uber Prioridade é opcional, ou seja, os motoristas têm a liberdade para decidir se querem ou não aceitar as viagens que são solicitadas.
Nesse sentido, é muito fácil e simples utilizar a nova modalidade oferecida pelo Uber, além de permitir mais ganhos e liberdade para motoristas. Desse modo, a expectativa da empresa é que o problema das queixas seja diminuído e os motoristas sofram menos com viagens que representam baixo ganho monetário.
No último mês o Uber realizou o cancelamento do cadastro de 1.600 motoristas no aplicativo. A justificativa da empresa para realizar o banimento foi por conta do excesso de cancelamento de viagens. Isto porque o excesso de cancelamentos acaba atrapalhando o bom andamento da empresa e gerando desconfiança dos usuários.
O banimento ocorreu após meses de reclamações de usuários sobre cancelamento e tempo de longa espera por motoristas. No entanto, a argumentação dos motoristas é referente à alta do combustível, em que a maioria das viagens não valem o preço que são cobradas, além do baixo retorno financeiro feito pelos aplicativos.
Ainda no início do mês de setembro, tanto a Uber como 99 pop haviam revisado as suas tarifas de pagamento. Isso após reclamações de motoristas sobre a defasagem do custo das corridas e a tarifa paga, que estava dificultando o trabalho dos mesmos.