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Tudo sobre divulgação de franquias

Confira como melhorar o marketing do seu negócio

Uma franquia se torna um bom investimento uma vez que o empreendedor aposta em algo que já está pronto. Assim, é só dar andamento ao negócio. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que você precisa saber para fazer uma divulgação de franquias.

Divulgação de franquias -- Reprodução Canva
Divulgação de franquias — Reprodução Canva

Muitas são as franquias existentes no mercado, mas o que faz uma ter maior visibilidade do que a outra, é justamente o seu processo de divulgação. Fazer uma boa divulgação, direcionada para o público-alvo e construindo a identidade da marca, é o diferencial para o sucesso.

Por que é preciso realizar investimentos em divulgação de franquias? ?

Entre as principais razões pelas quais é preciso realizar investimentos na divulgação de franquias, tem-se:

  • Procurar atingir mais pessoas, que podem causar interesse e se tornar clientes fiéis;
  • Possibilitar a expansão da franquia; 
  • Garantir que os potenciais clientes se aproximem mais da unidade franqueada, e sejam convertidos em clientes fidelizados;
  • Atender aos clientes de forma mais personalizada;
  • Ampliar a lucratividade da unidade.

O que precisa saber para divulgar uma franquia?

Na sequência, vamos dar algumas informações necessárias para você que quer divulgar sua franquia. Assim, considere o que é preciso avaliar nas estratégias que são mais apropriadas para cada unidade da empresa.

Utilize o marketing digital a favor de sua unidade franqueada

?O marketing digital é uma das estratégias que estão em crescimento no mercado. Por isso, ele é fundamental para alguns modelos específicos de franquias como as home office e as home based.

Mas, isso não quer dizer que as outras franquias não podem utilizar das estratégias de marketing digital. Veja: as franqueadoras fazem o marketing normalmente, a nível nacional, mas quando se fala do local e regional, é interessante que o franqueado faça o marketing digital e atenda a sua clientela.

Há estratégias que são gratuitas e que somente é preciso saber a maneira de realizar, como:

  • Anúncios publicitários nas redes sociais;
  • Utilizar o Google Ads;
  • Investir em e-mail marketing; 
  • Fazendo um excelente marketing de conteúdo.

Para que o marketing digital seja eficiente, é preciso direcionar suas ações de divulgação para o seu público-alvo. Ou seja, os compradores ideais para o seu produto e/ou serviço.

Assim, procure demonstrar nas redes sociais os seus produtos e/ou serviços, além de dar espaço para avaliar a sua unidade e enviar depoimentos. Além disso, incentive a interação e peça para o público seguir o perfil da sua unidade franqueada. Já no e-mail marketing, faça promoções, dê descontos e apresente conteúdos mais profundos sobre os produtos e/ou serviços.

Utilize materiais gráficos na sua unidade franqueada

Invista em panfletos, produza uma fachada com personalidade e destaque, demonstre seus produtos e/ou serviços de maneira criativa, deixando um ambiente mais agradável para os seus clientes.

Porém, não se esqueça que a franqueadora deve estar acompanhando sua maneira de divulgar a sua unidade e torná-la mais atrativa. Além disso, tenha muito cuidado em não tirar a identidade visual da marca, pois é ela que causará a memória de qualidade e dos produtos e/ou serviços apresentados pela franqueadora.

Se necessário, faça investimentos em uma assessoria de marketing

O correto seria, sempre que decidir por investir em marketing, que seja contratada uma assessoria, pois, assim, você terá estratégias mais direcionadas para o público-alvo específico. Ao contratar uma assessoria de marketing, você terá as seguintes vantagens:

  • Ter um serviço especializado;
  • Possuir a garantia de melhores resultados;
  • Aumentar a competitividade;
  • Ter estratégias direcionadas pela pesquisa de mercado realizada.

Não esqueça que a franqueadora também possui um departamento de marketing

A empresa franqueadora deve se responsabilizar com a realização do marketing global e precisa oferecer materiais para que seja realizado o marketing local e regional. Esta padronização se torna necessária para manter a homogeneidade dos serviços e produtos a serem divulgados. Geralmente, este processo acontece e, dessa forma, a padronização se estabelece entre franqueadora e unidade de franquia.

Divulgar a sua franquia, a nível local e regional, irá instigar novos clientes a provar o produto e/ou serviço oferecido, para avaliar se gosta ou não. Sendo assim, esse é o momento de manter um bom relacionamento com o seu cliente, conversar, saber das suas necessidades, dos seus gostos e oferecer o que você tem de melhor na sua unidade para que ele goste, passe a admirar a franquia e seja um cliente fiel.

Assim, fazer uma boa divulgação da sua unidade de trabalho é, sem dúvida, a alma do negócio e o segredo para aumentar tanto o número de clientes, quanto a sua lucratividade.

Esperamos que o post de hoje possa lhe auxiliar nesse momento tão importante. Boa sorte!

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