Tudo sobre a Independência do Uruguai

A Independência do Uruguai: vai cair na sua prova!

A Independência do Uruguai é um assunto que está diretamente relacionado à história do Brasil, uma vez que o território esteve sob domínio brasileiro por certo tempo.

Dessa maneira, é muito provável que apareça alguma questão sobre a independência do Uruguai no seu vestibular, no seu concurso ou na prova do ENEM, especialmente ao lado de alguma pergunta sobre o Primeiro Reinado.

A Independência do Uruguai: Introdução

O Uruguai é historicamente um território muito por portugueses e espanhóis, especialmente durante a Idade Moderna.

A Proclamação da Independência do Uruguai aconteceria no ano de 1825 e seria realizada por Juan Antonio Lavaleja, líder político uruguaio que contou com o apoio das tropas argentinas para a expulsão de brasileiros e portugueses de seus territórios. No mesmo ano, inicia-se a Guerra da Cisplatina, uma vez que o Império brasileiro não queria perder essa região.

A Independência do Uruguai: Antecedentes Históricos

O território que hoje é conhecido como Uruguai, havia sido habitado por charruas, guaranis e chanaés até o século XVII. Porém, é justamente nesse século que os espanhóis chegaram para colonizar a região, impondo seu domínio.

A Espanha estabeleceu então uma colônia em Soriano, em 1624, enquanto Portugal se estabeleceu em Sacramento. Porém, não demorou para que os dois colonizadores entrassem em conflito pelo domínio dessa região, que era muito estratégica. Os embates entre portugueses e espanhóis persistiram até o ano de 1816, em que tropas portuguesas anexaram o território uruguaio ao Brasil, com o nome de Província de Cisplatina.

O Uruguai seria parte da Província da Cisplatina, sob domínio brasileiro, até o ano de 1825.

A Independência do Uruguai: Conflitos

Após a independência, o Uruguai passou por diversos conflitos. O primeiro deles foi a Guerra da Cisplatina, iniciada no mesmo ano da independência. Em 1825, D. Pedro I enviou as tropas brasileiras para o Uruguai, com o objetivo de evitar que a região se tornasse independente do Brasil. Porém, os esforços foram em vão, uma vez que o Império brasileiro perdeu a guerra e o Uruguai consolidou a sua independência.

Além disso, outro conflito foi a Guerra Civil, que ocorreu no país os anos de 1839 a 1851, envolvendo liberais e conservadores. Esses embates influenciariam também a participação do país na Guerra do Paraguai, em 1865, em que o país se uniu a Argentina e Brasil, formando a Tríplice Aliança, que sairia vitoriosa do conflito.

A Independência do Uruguai: Atualidades

O primeiro sistema de previdência social da América Latina foi criado no Uruguai, no final século XX, quando também ocorreu a nacionalização dos serviços públicos do país. Em 1951, o cargo de Presidente da República foi substituído por um Conselho de Administração, e o presidencialismo retornaria apenas no ano de 1966.

Em 1973, o país sofreu um golpe que daria início a uma ditadura militar, tendo como líder Juan Maria Bordaberry. A democracia retornaria no ano de 1980 e, as primeiras eleições diretas seriam realizadas quatro anos depois, em 1984.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.