• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Direitos do Trabalhador

TRISTE NOTÍCIA para o Salário Mínimo, saiu o novo aumento GERAL de preços

Ruan Samarone por Ruan Samarone
12 de março de 2023, 23:08h
em Direitos do Trabalhador, Economia
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,84% em fevereiro deste ano. Na comparação com o mês anterior, o indicador acelerou, visto que sua variação havia sido de 0,53% em janeiro. A propósito, o IPCA é a inflação oficial do Brasil.

A saber, a inflação é um aumento geral nos preços de bens e serviços em uma economia.

Sendo assim, quando o nível geral de preços aumenta, o dinheiro compra menos bens e serviços. É o que está acontecendo neste momento.

De acordo com o IBGE, o principal objetivo do IPCA é “medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos”.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo levantamento, divulgou as informações no dia 10 de março.

Aliás, o resultado veio levemente acima do esperado pelos analistas do mercado financeiro, cuja média das projeções apontava para uma inflação de 0,78% em fevereiro.

Com o acréscimo deste resultado, a variação acumulada pelo IPCA nos últimos 12 meses perdeu um pouco de força, passando de 5,77% para 5,60%.

VocêPode Gostar

Mulher em frente a agência da Caixa Econômica Federal representando liberação de saque de R$ 6.220 para CPFs autorizados

CAIXA autoriza saque de R$ 6.220: CPFs na lista já podem solicitar a partir desta sexta (12)

12 de dezembro de 2025, 13:44h
Casal de idosos segurando celular com o logo do INSS na tela em foco

INSS muda regras: biometria e nova Carteira de Identidade são necessárias para não perder o benefício

12 de dezembro de 2025, 12:29h
Grupo de profissionais analisando documentos em reunião, ilustrando notícia sobre aprovação da PEC que reduz a jornada semanal para 36 horas.

Redução do tempo de trabalho: PEC que estabelece jornada de 36 horas semanais é aprovada!

11 de dezembro de 2025, 21:39h

Embora tenha recuado no acumulado anual, a taxa continua acima da meta central definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2023, de 3,25%.

No entanto, vale destacar que a taxa poderá desacelerar ainda mais ao longo do ano.

Aumento dos preços segue disseminado no país

O IBGE revelou que oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados registraram alta em seus preços em fevereiro, assim como ocorreu no mês anterior.

O principal destaque foi o grupo educação, cuja forte variação impactou de maneira mais significativa a inflação no Brasil no mês passado.

Confira abaixo a variação registradas pelos grupos pesquisados pelo IBGE:

  • Educação: 6,28%
  • Saúde e cuidados pessoais: 1,26%
  • Comunicação: 0,98%
  • Habitação: 0,82%
  • Despesas pessoais: 0,44%
  • Transportes: 0,37%
  • Alimentação e bebida: 0,16%
  • Artigos de residência: 0,11%
  • Vestuário: -0,24%

O IBGE revelou que o grupo educação exerceu o maior impacto no IPCA em fevereiro, influenciando a inflação em 0,35 ponto percentual (p.p.).

Em resumo, os preços do grupo dispararam devido aos reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo.

Inclusive, os destaques ficaram com os cursos regulares, cujos preços saltaram 7,58% no mês, impulsionados por ensino médio (10,28%), ensino fundamental (10,06%), pré-escola (9,58%) e creche (7,20%).

No grupo, o maior impacto individual veio do subitem ensino fundamental, que influenciou o IPCA em 0,15 p.p.

Também houve altas do ensino superior (5,22%), cursos técnicos (4,11%) e pós-graduação (3,44%).

“Fevereiro é sempre muito marcado pela educação, pois os reajustes efetuados pelos estabelecimentos de ensino na virada do ano são contabilizados nesse mês. Normalmente, essa alta de educação fica indexada ao próprio IPCA, ou seja, o reajuste das mensalidades é baseado na inflação do ano anterior”, explicou Pedro Kislanov, gerente da pesquisa.

Outros grupos também se destacam

O grupo que exerceu o segundo maior impacto na inflação em fevereiro foi o de saúde e cuidados pessoais, contribuindo com 0,16 p.p. da alta do IPCA no mês.

Em suma, os preços dos itens de higiene pessoal subiram 2,80%, impulsionando o grupo.

Ao mesmo tempo, os perfumes, cujos preços tinham caído 5,86% em janeiro, ficaram 7,50% mais caros em fevereiro, contribuindo com 0,08 p.p. no índice do mês.

Já o terceiro maior impacto em fevereiro foi exercido pelo grupo habitação, que contribuiu com 0,13 p.p da alta do IPCA. A saber, a principal influência veio da energia elétrica residencial (1,37%), que impulsionou em 0,05 p.p. a inflação no Brasil no mês.

Essa foi a mesma influência exercida pela gasolina, de 0,05 p.p. em fevereiro. O combustível foi o único a subir no mês (1,16%), exercendo maior impacto que a soma das quedas registradas pelo etanol (-1,03%), pelo gás veicular (-2,41%) e pelo óleo diesel (-3,25%).

Inflação sobe em todos os 16 locais pesquisados

Em fevereiro, o IPCA subiu em todos os 16 locais pesquisados registraram aumento no preço dos produtos e serviços.

O avanço disseminado mostra que os brasileiros tiveram que gastar ainda mais em fevereiro para adquirir itens ou contratar serviços, em comparação a janeiro.

Confira abaixo as taxas inflacionárias registradas nos locais pesquisados em fevereiro:

  • Curitiba: 1,09%
  • Recife: 0,99%
  • Vitória: 0,92%
  • São Paulo: 0,92%
  • Aracaju: 0,88%
  • Belém: 0,86%
  • Goiânia: 0,85%
  • Salvador: 0,81%
  • Belo Horizonte: 0,81%
  • Porto Alegre: 0,75%
  • Fortaleza: 0,73%
  • São Luís: 0,65%
  • Rio Janeiro: 0,65%
  • Campo Grande: 0,54%
  • Brasília: 0,48%
  • Rio Branco: 0,44%

O grande destaque em fevereiro foi Curitiba, que liderou o ranking nacional, após registrar a menor taxa entre todos os locais pesquisados em janeiro.

Na capital paranaense, as altas dos cursos regulares (5,97%), da gasolina (3,37%) e da energia elétrica residencial (5,94%) impulsionaram a inflação no mês.

“Já a menor variação foi registrada em Rio Branco (0,44%), influenciada pela queda de 2,04% da energia elétrica residencial”, informou o IBGE.

Grupo vestuário limita alta da inflação

No mês passado, apenas o grupo vestuário teve uma variação negativa, assim como ocorreu em janeiro.

A queda de 0,24% nos preços dos produtos e serviços relacionados ao grupo impactou o IPCA em -0,01 p.p., ou seja, não exerceu uma influência tão significativa assim.

De toda forma, esse foi o único grupo a registrar queda dos preços no mês, limitando levemente a inflação no país.

Vale destacar que os preços do grupo vestuário recuaram pelo segundo mês, após 23 altas consecutivas.

Aliás, antes de 2023, a última vez que o grupo tinha fechado um mês em queda foi em janeiro de 2021, quando os preços recuaram 0,07%. “Esse grupo vinha apresentando sucessivas altas há muito tempo.

É natural, portanto, que os preços comecem a baixar”, disse Pedro Kislanov.

Por fim, os itens que mais caíram em fevereiro, puxando a variação do grupo para baixo, foram as roupas masculinas (-0,58%) e femininas (-0,45%) e as joias e bijuterias (-0,72%).

TREINE SEU QI 📚 100 TESTES ONLINE GRÁTIS 📚
Tags: alta da inflaçãoIBGEinflação em altainflação no brasilipca
Ruan Samarone

Ruan Samarone

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Escreve textos sobre moedas antigas e raras para o Notícias Concursos.

Artigos Relacionados - Posts

Mulher em frente a agência da Caixa Econômica Federal representando liberação de saque de R$ 6.220 para CPFs autorizados
Caixa

CAIXA autoriza saque de R$ 6.220: CPFs na lista já podem solicitar a partir desta sexta (12)

12 de dezembro de 2025, 13:44h
Casal de idosos segurando celular com o logo do INSS na tela em foco
Direitos do Trabalhador

INSS muda regras: biometria e nova Carteira de Identidade são necessárias para não perder o benefício

12 de dezembro de 2025, 12:29h
Grupo de profissionais analisando documentos em reunião, ilustrando notícia sobre aprovação da PEC que reduz a jornada semanal para 36 horas.
Direitos do Trabalhador

Redução do tempo de trabalho: PEC que estabelece jornada de 36 horas semanais é aprovada!

11 de dezembro de 2025, 21:39h
Fachada espelhada do prédio da Previdência Social do INSS em dia ensolarado.
INSS

INSS: prazo do auxílio-doença sem necessidade de passar por perícia é ampliado; entenda!

11 de dezembro de 2025, 18:59h
Notas de reais e símbolo da Previdência Social destacando informação sobre o pagamento do INSS antes do Natal.
INSS

INSS: confira se o número final do seu cartão está na lista para receber o benefício antes do Natal!

11 de dezembro de 2025, 17:59h
Mulher sorrindo enquanto segura várias cédulas de 100 reais, ilustrando o pagamento antecipado da segunda parcela do 13º salário.
13º Salário

Segunda parcela do 13º será paga antes do previsto; veja os detalhes!

11 de dezembro de 2025, 15:29h
Próxima postagem
Nubank Ultravioleta: como obter anuidade zero no cartão?

Nova mudança no Nubank choca e surpreende brasileiros

Concurso da Quina

QUINA sorteia prêmio de R$ 10,2 MILHÕES hoje (13); veja como jogar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Cartão do Programa Bolsa Família sendo segurado por uma criança, com cores vibrantes e formas geométricas, representando o benefício social.

Bolsa Família anuncia pagamento antecipado neste sábado (13) — Veja se o seu NIS está na lista!

12 de dezembro de 2025, 22:19h
Laptop aberto ao lado de uma pilha alta de livros em fundo claro com texto concurso prefeitura.

É neste sábado (13/12): concurso da Prefeitura com 131 vagas abre o período de inscrições!

12 de dezembro de 2025, 21:39h
Imagem promocional do programa Pé-de-Meia, destacando a oferta de R$ 3.000 para estudantes do ensino médio.

Pé-de-Meia: saiba como garantir os R$ 3.000 pagos pelo programa

12 de dezembro de 2025, 21:09h
Bilhete de aposta da Lotofácil

Resultado da Lotofácil 3561: R$ 1,8 milhão esperando por você hoje (12/12)

12 de dezembro de 2025, 21:01h
Resultado da Quina - Concurso que vale milhões.

Resultado da Quina 6901: R$ 2 milhões esperando por você hoje (12/12)

12 de dezembro de 2025, 21:01h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.