Três pessoas foram presas no Piauí na última quinta-feira (26) enquanto tentavam fraudar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo as informações de agentes de segurança do estado, um homem e duas mulheres estariam tentando sacar o dinheiro em caixas eletrônicos.
A polícia ainda não confirma se os casos possuem algum tipo de ligação. Fato é que o homem foi preso em flagrante quando se apresentou em uma agência da Caixa Econômica Federal no Bairro Dirceu Arcoverde, no sudeste da cidade de Teresina. Ele mostrou documentos falsos e disse ao agente que queria transferir R$ 4 milhões do FGTS para outra conta.
As duas mulheres foram presas no Bairro Primavera, mais ao norte da capital do Piauí. A polícia agiu porque elas estariam tentando sacar R$ 30 mil em empréstimos consignados. Para tanto, elas se passaram por servidoras públicas do Governo do estado do Piauí. Assim como no caso do homem, elas também apresentaram documentos falsos.
As informações mais recentes apontam que as duas suspeitas já foram transferidas para a Penitenciária Feminina de Teresina, onde aguardarão os próximos passos do processo. O homem ainda segue sob custódia na sede da PF. Ele aguarda pela realização da audiência de custódia para saber se pode responder ao processo em liberdade.
De acordo com a Polícia Federal (PF), os três casos foram enquadrados no artigos 171 e 304 do Código Penal Brasileiro. Os agentes disseram ainda que seguem trabalhando junto com a Caixa Econômica Federal para tentar evitar que novas fraudes sigam acontecendo em projetos do Governo Federal.
Fraudes
Desde o ano passado, o Palácio do Planalto aumentou a fiscalização contra golpes e fraudes em seus programas sociais. Ainda durante os pagamentos do Auxílio Emergencial em 2021, eles destacaram o processo de pente fino.
Dessa forma, o Ministério da Cidadania passou a analisar os perfis de todos os usuários com mais periodicidade. No entanto, o procedimento de verificação também gerou críticas de possíveis cancelamentos injustos por parte do Governo.
Seja como for, a sequência de pente fino continua durante os pagamentos dos atuais programas sociais como Auxílio Brasil e até mesmo o vale-gás nacional. O Ministério da Cidadania afirma que segue com a prática de forma contínua.
O FGTS extraordinário
Também há uma preocupação do Governo Federal em relação ao processo de liberação extraordinária do FGTS. O Planalto teme que algumas pessoas consigam realizar saques fraudulentos e burlem o sistema de segurança.
Aliás, o Governo Federal liberou mais dois repasses do FGTS para grupos de trabalhadores nesta última semana. Na quarta-feira (25), receberam as pessoas que nasceram no mês de agosto, e no sábado (28), foi a vez daqueles que fazem aniversário em setembro.
Geralmente, não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação dos saques extraordinários do FGTS. Entretanto, qualquer cidadão pode verificar como está a sua situação usando o app do próprio programa, que já está disponível para download.