Sabe aquela moeda de 5 centavos que você recebeu no troco e nem prestou atenção em seus detalhes? Acredite, existe a séria possibilidade de você ter recebido um pequeno tesouro, e nem ter percebido no final das contas.
Acontece com a grande maioria da população. O Brasil conta com dezenas de milhares de moedas raras espalhadas no comércio, mas muita gente não sabe identificar os detalhes e acaba deixando o dinheiro passar para outras mãos.
A boa notícia é que você não precisa ser um especialista na área da numismática para identificar esses itens valiosos. Basta prestar atenção aos detalhes específicos, para entender se a moeda que você recebeu no troco pode ser vendida por um bom dinheiro ou não.
As moedas de 5 centavos
Dentro do mundo da numismática, por exemplo, se entende que existem três moedas de 5 centavos que estão sendo muito procuradas por colecionadores nesse exato momento.
Estamos falando de moedas que ainda possuem valor monetário, e que podem ser encontradas a qualquer momento em um trocado no comércio, por exemplo.
Para ajudar no processo de identificação das moedas de 5 centavos da segunda família do Plano Real, listamos abaixo um grupo com as principais características do exemplar, tomando como base as informações previamente disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Material: cobre sobre aço
- Diâmetro: 22,0 mm
- Massa: 4,10 g
- Espessura: 1,65 mm
- Bordo: liso
- Eixo: reverso moeda (EH) ?
- Circulação: de 01/07/1998 a atual
- Desenho do Anverso: Efígie de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o Tiradentes, condenado à forca por sua participação no movimento da Inconfidência Mineira. Sua imagem está ladeada pelo dístico Brasil e por motivos alusivos à Inconfidência Mineira – o triângulo da bandeira dos inconfidentes, sobreposto por pássaro que representa a liberdade e a paz.
- Desenho do Reverso: À esquerda, linhas diagonais de fundo dão destaque ao dístico correspondente ao valor facial, seguido dos dísticos centavos e o correspondente ao ano de cunhagem.
Tiradentes
Outra curiosidade sobre esta moeda é que ela faz uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes. Ele virou o símbolo da Inconfidência Mineira, uma das dezenas de movimentações que culminaram na Independência do Brasil.
Quando a sua luta pela independência foi descoberta pela Coroa Portuguesa, Tiradentes foi capturado e enforcado na frente dos populares. Esta execução ocorreu no dia 21 de abril de 1792. Até hoje, esta data é considerada um feriado nacional todos os anos.
As três moedas valiosas de 5 centavos
Mas é importante destacar que nem todas as moedas de 5 centavos da segunda família do Plano Real podem ser consideradas valiosas.
Para além de fazer uma homenagem a Tiradentes, essas peças precisam ter uma característica específica conhecida no meio da numismática como o Brasil Duplo. Como o próprio termo já indica, trata-se de duplicação da palavra Brasil.
As moedas de 5 centavos dos anos de 2001, 2002 e 2006 podem contar com essa característica. Assim, todas as vezes que você receber essas peças em um trocado é preciso prestar atenção aos detalhes.
Abaixo, você pode conferir os valores projetados para as moedas de 5 centavos que contam com essa característica:
Como vender uma moeda
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.
O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.