Reter a atenção EAD é um desafio, e a Taxonomia de Bloom está sendo aplicada nos treinamentos para alcançar esse objetivo.
Os próprios funcionários das empresas relatam dificuldade de focar durante os treinamentos EAD. No entanto, essa retenção é possível mediante planejamento.
O processo de aprendizagem pode ser diferente para cada pessoa, no entanto alguns fatores influenciam diretamente nesse fluxo.
O treinamento EAD fica mais dinâmico quando é incorporado na rotina das pessoas. Sendo assim, o melhor jeito de estar na rotina das pessoas é através de vários canais de aprendizagem.
Por isso, um treinamento EAD é mais focado quando disponibilizado em aplicativos smartphone.
O ambiente virtual imersivo desperta o envolvido do aprendiz, ao passo que ele interage através de vários recursos.
Assim sendo, quanto mais dinâmico for o treinamento EAD mais assimilável o conteúdo se torna.
Há 6 fases dentro do processo de domínio cognitivo, segundo a Taxonomia de Bloom. São elas:
Conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.
Atendendo a esse ciclo, o processo de assimilação do conhecimento é concluído, bem como a retenção da atenção durante o processo.
Essa etapa diz respeito a memória. Sendo assim, consiste em recordar, repetir e renomear o conteúdo para a memorização.
Discutir e esclarecer o conteúdo são formas de traduzir o que foi apenas memorizado. Quando o conteúdo é examinado e interpretado, ele está compreendido.
Demonstrar o conteúdo de forma pratica integra o processo de aprendizado. Sendo assim, os exemplos e demonstrações fazem parte da aplicação. Bem como os exercícios e questionários.
Classificar, comparar efeitos e causas é uma forma de analisar o conteúdo. Após o exemplo, é necessário pensar sobre o que foi ensinado até então. Nesse momento cabem dúvidas e outras situações comparativas.
Compor e articular o conteúdo faz parte da síntese do que está sendo apresentado. Assim sendo, há uma mudança de conceitos e padrões oriundos do que conteúdo aprendido.
Julgar o conteúdo, bem como avaliar sua relevância. Nessa etapa o aluno faz a critica sobre o processo de aprendizagem. No entanto, pode falar também sobre a plataforma e interface.
Essa aplicação ajuda a reter a atenção, bem como tem a capacidade de alterar a cultura de uma empresa.