Um dos sinais de pontuação
O travessão pode ser utilizado de diversas formas nos gêneros textuais. Em alguns casos, ele pode ser utilizado no lugar das vírgulas e dos parênteses.
Através dele, é possível identificar, por exemplo, o início de um diálogo no decorrer de um texto.
Travessão no discurso direto
Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso. Além disso, ele é utilizado quando há mudança de narrador, precedido do verbo que anuncia a fala, como: afirmar, perguntar, responder, entre outros.
Exemplo:
— Está confirmado o nosso passeio para hoje à noite? — perguntou o namorado
— Te confirmo mais tarde. — respondeu a namorada
Exemplo:
Pneu furado
O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha. Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo “Pode deixar”. Ele trocaria o pneu.
– Você tem macaco? – perguntou o homem.
– Não – respondeu a moça.
– Tudo bem, eu tenho – disse o homem – Você tem estepe?
– Não – disse a moça.
– Vamos usar o meu – disse o homem. E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.
– Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
– É. Eu… Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
– Coisa estranha.
– É uma compulsão. Sei lá.
(Luís Fernando Veríssimo. Pai não entende nada. L&PM, 1991).
Travessão nas orações intercaladas
Como destacado anteriormente, o travessão pode ser usado como substituto das vírgulas e dos parênteses. Confira alguns exemplos em que ele está presente em orações intercaladas.
Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei.
Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.
Travessão para criar destaque
O travessão pode ser utilizado também para destacar uma palavra ou detalhes específicos de uma oração.
Exemplo 1
Aquelas duas meninas — a Camila e a Tatiana — ficaram ajudando no fim da festa.
Exemplo 2
O Brasil – o maior produtor e exportador de carnes do mundo – acaba de lidar com um escândalo sem precedentes envolvendo as maiores empresas de frigorífico do mundo. Além de casos de corrupção, houve denúncias de violação de normas sanitárias e de uso de matéria-prima inapropriada para produção de embutidos.
Como se faz o travessão?
Alguns atalhos no teclado do computador podem facilitar a inclusão do travessão nos textos, como:
Opção 1: Alt + 0151
Opção 2: Ctrl + Alt + – (teclado numérico)
Opção 3: AltGr – (teclado numérico)
Travessão x Hífen x Meia-risca
Apesar de parecidos, o travessão, o hífen e o meia-risca têm funcionalidades completamente diferentes. Uma das coisas que diferenciam o travessão dos outros dois é que, após a utilização do travessão, obrigatoriamente é preciso dar um espaço, para a partir de então iniciar a fala / escrita.
O meia-risca é utilizado para ligar elementos que fazem parte do mesmo grupo, a exemplo de listagem de anos (1879–1925), ponte-aérea (Bahia–Rio), entre outros. Já hífen serve para unir palavras compostas, como: beija-flor; guarda-chuva; bem-te-vi.