Economia

Transparência: valor organizacional do Banco Central

O Banco Central do Brasil (BCB) ressalta em diversos projetos que a transparência é um valor da instituição para com a sociedade de forma abrangente.

Transparência: valor organizacional do Banco Central

A dimensão “Transparência” da agenda BC aprimora o processo de formação de preço e as informações de mercado e do Banco Central do Brasil (BCB). Ela investe no incremento da comunicação, na avaliação de resultados e na simetria de informação, informa o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

No entanto, é fundamental o relacionamento com parlamentares, investidores e o grande público. O Banco Central do Brasil (BCB) trabalha para que a informação flua transparentemente em todos os aspectos, como no direcionamento de crédito e nos serviços financeiros, destaca a instituição. Confira algumas ações do Banco Central do Brasil (BCB) para essa finalidade!

Crédito Imobiliário

Objetivo: Modernizar a captação de recursos para a construção civil.

Ações:

  • Diagnóstico e eventuais propostas de aperfeiçoamento do home equity: Resolução CMN nº 4.754/2019 e Circular BCB n° 3.967/2019
  • Financiamentos imobiliários com atualização do saldo devedor baseada em índices de preços: Resolução CMN n° 4.739/2019 – Concluída

Crédito Rural

Objetivo: Aperfeiçoar a política de crédito para o campo e a gestão de risco da atividade rural

Ações:

  • Aperfeiçoamento do modelo de política agrícola relacionado ao crédito rural e a gestão de risco: Lei nº 13.986/2020; Resolução CMN n° 4.709; 4.716; 4.725 e 4.726/2019

Relacionamento com o Congresso Nacional

Ações:

  • Aprimorar o relacionamento do BCB com o Congresso Nacional: Concluída
  • Transparência na comunicação em política monetária
  • Desenvolver métodos de aferir a eficácia da comunicação das ações do BC: Concluída
  • Aperfeiçoar a comunicação do BC relacionada à política monetária: Concluída

Comunicação das ações do Banco Central

Ações:

  • Aperfeiçoar as ações de comunicação do BC e ampliar o contato com a mídia e com o público.
  • Intensificar o uso de mídias sociais e de publicidade: Concluída
  • PL – Racionalização dos Processos de Autorização, Regulação e Supervisão – Lei nº 4.595
  • Disseminar e divulgar a pesquisa do BC em economia e finanças

Relacionamento com investidores internacionais

Objetivo: Desenvolver mecanismos para melhorar o relacionamento do governo brasileiro com grandes investidores em portfólio

Ações:

  • Criação no BC de área de relacionamento com investidores internacionais de Portfólio (Gerip)

Cidadania Digital

Ações:

  • Aprimorar o chatbot do Banco Central – Din
  • Criar o Portal Meu BC
  • Implementar o produto Valores a Receber – Resolução BCB n° 98/2021

Regulação Financeira

Objetivo: Aumentar a efetividade da regulação financeira, fortalecendo a solidez e a eficiência do Sistema Financeiro

Ação:

  • Implementação de Avaliação de Impacto Regulatório – Aprimora.

As informações estão disponíveis de forma integral no site oficial do Banco Central do Brasil (BCB).