Para fazer uma boa transição de carreira em 2022 é preciso estar atento aos mínimos detalhes. Isto é, você deve ter um planejamento consistente, e não apenas agir de maneira emocional.
Porém, a gente sabe que manter as “emoções no lugar” pode ser difícil, especialmente em momentos de crise. No entanto, não podemos pedir demissão sem pensar nas consequências, nem mergulhar em uma nova carreira sem pensar nas possibilidades de desenvolvimento profissional que viveremos no caminho.
Por isso, fizemos este guia com considerações úteis sobre o tema. Acompanhe-nos!
A sua transição de carreira em 2022 não precisa acontecer na primeira semana de janeiro. Mas sim, pode ocorrer no decorrer do ano, com tranquilidade, calma e muito cuidado. Assim você mantém os pés no chão e não corre o risco de agir de maneira impulsiva.
Veja algumas dicas que podem ajudar nesse sentido:
Quais são os seus motivos para buscar a transição de carreira em 2022? O que você ama fazer de verdade?
Essas duas perguntas são um bom ponto de partida. Saber o porquê da troca de carreira faz com que você entenda os seus motivos e, consequentemente, sinta-se mais disposto para seguir em frente; e saber o que você ama lhe direciona rumo aos seus sonhos.
Anote em um papel, ou no computador, como seria o seu de trabalho “perfeito”. Anote horário, atribuições, responsabilidades, desafios, etc. Tudo isso considerando a realidade do trabalho que você almeja, claro. Ou seja, não se esqueça de incluir as pequenas “coisas ruins” que um novo trabalho reserva.
Isso lhe dará uma visão sobre o que deve ser feito para conquistar uma boa transição de carreira em 2022.
Com o seu dia “perfeito” na ponta do lápis, analise quais habilidades deverão ser aprendidas para colocar tudo em prática.
Desenvolva as suas novas habilidades e compartilhe momentos com colegas de futura profissão. Isso lhe deixará mais por dentro do “novo universo”.
Antes de fazer a transição de carreira em 2022, de fato, lembre-se de ter um bom fundo financeiro. Afinal, ninguém começa uma nova carreira do topo, certo? Por isso, busque estabelecer um bom fundo para não ter dor de cabeça mais tarde.
Comece a pesquisar novas oportunidades na área que você almeja e vá afunilando o que pode ser coerente com os seus objetivos. Lembre-se de fazer um bom currículo e cuidar da sua imagem profissional na hora de se candidatar às vagas.
Por fim, é hora de agir! Peça demissão no seu emprego e engate a sua transição de carreira em 2022.
Saiba que você terá medo, angústia e poderá até viver um “luto” no meio dessa transição. Afinal, você “perde” o profissional que você era, e isso pode doer. Mas lembre-se da compensação: Uma nova carreira muito mais interessante pela frente.
Boa sorte na sua jornada de transição!