Desde a suspensão do pagamento do abono salarial PIS/PASEP em 2021, os trabalhadores estão recebendo o pagamento de maneira retroativa. Isso acontece porque o repasse deve ser realizado todo ano, beneficiando os trabalhadores que cumpriram os critérios dos programas no ano anterior.
Em 2021, por exemplo, o governo federal deveria ter contemplado os cidadãos que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias, e que se enquadraram nas outras regras de elegibilidade, em 2020. No entanto, com a referida suspensão, o pagamento só foi efetuado em 2022, ou seja, no ano passado.
Desse modo, neste ano de 2023, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, estão repassando o abono salarial PIS/PASEP do ano-base 2021. Até o momento, não há informações de que o benefício referente ao ano de 2022 também será pago.
A saber, o PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos trabalhadores que exercem as suas atividades de acordo com o regime da CLT (Conselho das Leis Trabalhistas). Os beneficiários podem ter acesso ao pagamento por meio da Caixa.
Por outro lado, o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio dos Servidores Públicos) é destinado aos trabalhadores que exercem as suas atividades no serviço público. Os beneficiários podem ter acesso aos valores do abono salarial por meio do Banco do Brasil.
Seguindo o cronograma atrasado dos pagamentos do PIS/PASEP, quem trabalhou de carteira assinada em 2022 terá acesso ao abono salarial apenas em 2024, ou seja, este ano haverá exclusivamente o pagamento do benefício ano-base 2021.
Também há outros motivos que validam somente os repasses do benefício de 2021 este ano. No Orçamento Anual da União, por exemplo, consta apenas R$ 24 bilhões para pagamento do PIS/PASEP em 2023. O montante só é capaz de custear uma rodada.
Lembrando que mesmo ficando para 2024, até aqui, não há previsão de quando terão inicio os pagamentos do benefício. Acontece que todo final de ano o ministério do Trabalho fica responsável por definir um novo calendário de repasses.
Para receber o abono salarial PIS/PASEP, o trabalhador deve cumprir os seguintes critérios:
Por fim, aqueles que quiserem consultar os valores podem utilizar os seguintes canais:
No caso do PIS:
No caso do PASEP:
Os trabalhadores que exercem as suas atividades com carteira assinada podem ter direito ao pagamento do PIS/Pasep 2023. Dessa forma, é de extrema importância que os beneficiários fiquem atentos às datas de pagamento.
Primeiramente, é importante destacar que o pagamento do PIS/Pasep liberado neste ano, se refere ao abono salarial ano-base 2021.
Confira abaixo as datas de pagamentos do PIS/Pasep ano-base 2021.