O abono salarial PIS/Pasep é um dos benefícios destinados aos trabalhadores que exercem atividades formais, ou seja, com carteira assinada. A saber, o valor do benefício é proporcional a quantidade de meses que o cidadão exerceu sua atividade no ano-base de pagamentos do programa.
O Governo Federal libera o benefício no ano posterior ao ano trabalhado pelo cidadão. Por exemplo, quem trabalhou em 2019 e atende aos critérios, teve o dinheiro na conta no ano de 2020.
Entretanto, muitos trabalhadores ainda estão em dúvida se terão acesso ao benefício neste ano de 2022, uma vez que, no ano de 2021, devido às medidas da pandemia da Covid-19, o pagamento do abono do PIS/PASEP foi adiado oficialmente.
Assim, os trabalhadores que exerceram atividade em 2020 e que deveriam ter o pagamento no ano seguinte, acabaram tendo os pagamentos adiados para este ano de 2022, sendo pago entre os meses de fevereiro e março.
Portanto, com o adiamento do abono salarial PIS/PASEP de 2020 para 2022, os cidadãos que trabalharam em 2021 não sabem se contarão com o benefício ainda neste ano, ou se os valores ficarão somente para o ano de 2023.
Quem trabalhou em 2021 poderá sacar o PIS/Pasep quando?
Recentemente, foi confirmado pelo Governo Federal que o trabalhador que exerceu atividade de carteira assinada ou emprego no funcionalismo público no ano de 2021, terá acesso ao benefício somente em 2023.
De acordo com informações, para os pagamentos do PIS/PASEP de 2021 deverão ser disponibilizados mais de R$20 bilhões para cerca de 23 milhões de cidadãos. Assim, esses deverão ser os números constantes no Orçamento para o próximo ano.
Logo, neste ano, estão no orçamento as liberações do abono salarial de 2020 e a restituição do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2019 e acabou não recebendo o benefício.
Como saber se tenho direito ao benefício?
Para o PIS (trabalhador de empresa privada):
- No Aplicativo Caixa Trabalhador;
- No site da caixa;
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
Para o Pasep (servidor público):
- Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (demais cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Como sacar o abono salarial?
Antes de mais nada, veja como é possível sacar o abono salarial Pis/Pasep:
PIS (Caixa Econômica Federal):
- Inicialmente, nas agências da Caixa, com documento de identificação com foto;
- Ademais, com o Cartão do Cidadão, nos caixas eletrônicos e lotéricas.
Pasep (Banco do Brasil):
- Nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação;
- Por fim, via transferência automática na conta de quem é cliente da instituição.
Valor do PIS/PASEP de 2023
O valor do benefício varia de acordo com o tempo de atividade trabalhista exercida. Ainda, é importante destacar que o valor do benefício é baseado no salário mínimo vigente no país. Embora ainda não tenha sido definido, em 2023, a previsão inicial para o piso nacional é de R$ 1.292, sendo esse o valor máximo que o beneficiário poderá receber do PIS/PASEP.
Confira a tabela prevista do PIS 2023:
- 1 mês trabalhado – R$ 108;
- 2 meses trabalhados – R$ 215;
- 3 meses trabalhados – R$ 323;
- 4 meses trabalhados – R$ 431;
- 5 meses trabalhados – R$ 538;
- 6 meses trabalhados – R$ 646;
- 7 meses trabalhados – R$ 754;
- 8 meses trabalhados – R$ 861;
- 9 meses trabalhados – R$ 969;
- 10 meses trabalhados – R$ 1.077;
- 11 meses trabalhados – R$ 1.184;
- 12 meses trabalhados – R$ 1.292.