Trabalho infantil no Brasil: vai cair na sua prova!

Confira um resumo sobre o tema

Trabalho infantil no Brasil: um resumo

O trabalho infantil existe em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Porém, a prática não é permitida por lei, o que acaba gerando uma série de entraves.

Dessa maneira, é importante conhecer os principais conceitos relativos a esse assunto, uma vez que esses podem ser cobrados em questões de história, sociologia e atualidades.

Ainda, o trabalho infantil no Brasil pode ser também um tema de redação, principalmente na prova do ENEM.

Trabalho infantil: definição

O termo “trabalho infantil” refere-se à qualquer forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes com idade abaixo da permitida conforme as leis de cada país.

A legislação brasileira permite que jovens trabalhem a partir dos 16 anos, com exceção do programa de jovem aprendiz, que pode receber jovens de 14 anos.

Trabalho infantil: na história

O trabalho infantil foi muito recorrente em diversos momentos da história, tanto aquela do Brasil como aquela do mundo. Na Inglaterra do século XVIII, por exemplo, crianças trabalham em condições precárias dentro das recém-criadas indústrias.

Trabalho infantil no Brasil: introduzindo o problema

Segundo dados do IBGE, Brasil possuía, no ano de 2019, cerca de 1 milhão e 800 mil crianças e adolescentes que enfrentavam algum tipo de situação de trabalho infantil. As estatísticas agrupam pessoas de idades que variam entre 5 e 17 anos. 

Trabalho infantil no Brasil: causas

Diversos fatores podem ocasionar o trabalho infantil. Dentre eles, podemos citar a pobreza, que certamente pode ser apontada como uma das causas do problema. O local no qual a criança vive também pode provocar o trabalho infantil. Em zonas rurais, por exemplo, é comum encontrar jovens trabalhando em plantações, principalmente ao lado de seus pais.

Ainda, devemos ressaltar que a baixa qualidade da educação também pode influenciar o trabalho infantil. Isso porque, a falta de perspectiva de um futuro melhor através da educação gera frustração e acaba motivando o abandono escolar por parte do aluno, que opta por apenas trabalhar.

Trabalho infantil no Brasil: consequências   

Dentre as consequências do trabalho infantil, podemos citar: ansiedade, distúrbios do sono, lesões na coluna, deformidades, amputações e fraturas. Ainda, diversos problemas psicológicos podem ser ocasionados nas crianças que sofreram com o problema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.