O trabalho híbrido se tornou uma verdadeira tendência, especialmente agora em que vivemos a pandemia do novo Coronavírus. Em essência, esse tipo de trabalho nada mais é do que uma metodologia flexível, onde o colaborador tem a liberdade de escolher quando, onde e como irá trabalhar.
Além disso, o trabalho híbrido também conta com dias específicos para reuniões na empresa, a fim de alinhar projetos para o resto da semana ou do mês, por exemplo.
Mas, para aproveitar essa liberdade de maneira eficiente, é fundamental considerar alguns passos importantes. Saiba mais a seguir.
Como executar o trabalho híbrido com eficiência?
O trabalho híbrido não é um tipo de trabalho sem regras. Embora ele possa ser mais flexível e livre, ele não é algo que simplesmente não tem critérios. Os prazos e as metas ainda existem, assim como as necessidades de entregas diárias.
Tendo isso em mente, veja de que maneira você pode aproveitar essa flexibilidade para garantir melhores resultados na sua carreira:
1- Saiba quais são os seus momentos mais produtivos
Saber em qual horário do dia você costuma ser mais produtivo é de suma importância. Isso lhe ajudará a montar uma rotina de trabalho que foque no seu bom desempenho, e não em uma carga horária rígida.
Uma maneira de saber quais momentos do dia lhe dão mais energia e disposição é testando. Trabalhe de manhã bem cedo, depois, de tarde; outro dia, à noite. E assim por diante. Quando encontrar o melhor momento, foque nele.
2- Trabalhe uma boa comunicação com o seu líder ou gestor
Ter uma boa comunicação no trabalho híbrido é muito importante. Como os seus colegas e gestores não estarão ao seu lado a todo momento, as falhas de comunicação podem pôr tudo a perder.
Por isso, pratique a escuta ativa e sempre que tiver algum questionamento, entre em contato com o seu gestor. Mais vale perguntar do que agir com dúvida e ter retrabalho, não é mesmo?
3- Seja uma pessoa proativa e com autonomia
Desenvolva a sua proatividade. Isso é muito importante para se tornar uma pessoa mais autônoma e que sabe quando deve agir. Não espere tudo das outras pessoas. Se você sabe como resolver algo, resolva antes de ser solicitado. Isso aumentará a sua produtividade.
4- Busque um bom local para trabalhar quando não estiver na empresa
Tenha um bom espaço de trabalho, tanto em casa, quanto em outros ambientes que você venha trabalhar. Fuja das distrações e jamais seja aquele tipo de pessoa que aproveita o trabalho híbrido para praticar algumas atividades ainda na cama ou de pijama.
Você precisa compreender que, mesmo estando em casa, é necessário ter uma rotina, com um ambiente adequado para o trabalho.
5- Esteja atento aos prazos e às necessidades do trabalho
Esteja sempre revisitando a sua planilha de prazos e entregas. Estar atento às mudanças e necessidades no trabalho é imprescindível para garantir que você mantenha os seus resultados sempre em dia.
Assim, além de executar o trabalho híbrido com eficiência, você ainda será aquele colaborador que se destaca em meio à multidão. Considere isso e seja um profissional ainda mais qualificado.