Conseguir trabalhar em um ambiente pesado não é a coisa mais fácil do mundo, a gente sabe. O ambiente tem uma forte influência em nossa produtividade, bem-estar e saúde mental.
Por isso, neste conteúdo nós visamos apresentar algumas dicas que podem ser úteis para lhe ajudar a lidar com isso. Acompanhe-nos.
Como trabalhar em um ambiente pesado?
Trabalhar em um ambiente pesado é desafiador. O cansaço não é apenas físico, mas também mental, devido à carga emocional que é vivida ao longo do expediente.
Sendo assim, é necessário estabelecer alguns limites, conversar com os superiores e buscar caminhos mais equilibrados para lidar com o trabalho. Veja algumas dicas:
1- Não aceite a toxicidade, mas sim, fale a respeito
Sim, pode ser que você tenha certa dificuldade de expressar-se diante de um episódio tóxico. Mas o fato é que é necessário falar a respeito, e não apenas aceitar a situação.
Se algum colega está sendo tóxico, autoritário e grosseiro de alguma forma, fale francamente com ele. Tente mostrar o seu ponto de vista, sem tentar parecer o “certo”, ok? Apenas converse francamente. O diálogo é fundamental nas relações interpessoais.
2- Aprenda a se posicionar e dizer “não”
Não aceite todas as demandas alheias. Para se trabalhar em um ambiente pesado é necessário mostrar a sua força dentro do local. Claro que isso não quer dizer que você deva “passar por cima” de alguém, mas sim, que você deve aprender a dizer “não” quando solicitarem algo que você não tem condições de executar.
Sabemos que o medo do desemprego pode travar você na hora de dizer “não”. Portanto, busque sempre argumentos consistentes para negar algo. Isso fortalece o seu ponto de vista e faz com que o outro compreenda melhor a sua negação.
- Exemplo: “Não posso fazer esse trabalho porque eu precisaria de X tempo para fazê-lo com qualidade”.
3- Não se anule em prol do seu trabalho
Seguindo o que foi dito acima, jamais se anule em prol do seu trabalho. Se algo irá esgotar todas as suas energias, e fará você fazer inúmeras horas extras, então negue. Não coloque o trabalho acima da sua saúde física e mental, pois isso não dá certo.
4- Deixe claro os limites de trabalho
Deixe claro quais são os seus limites dentro do trabalho. Por exemplo, não fique respondendo o seu chefe no fim de semana, caso esteja ocupado e não se sinta confortável para isso.
Mas sim, estipule limites para o relacionamento com a empresa, para que a sua vida pessoal não seja misturada por completa com o seu trabalho.
5- Converse com o RH da empresa
Se mesmo tentando todas as dicas acima, ainda assim você sentir que o ambiente está muito pesado, converse com o RH da empresa. Apresente o seu ponto de vista, sugira melhorias, traga novas alternativas.
Tudo isso é muito importante para que seja possível criar um ambiente de trabalho mais saudável. Cogite, ainda, chamar colegas para também opinarem com você, pois isso fortalece ainda mais o seu ponto. Não fique calado! Dialogar é importante. 😉