O abono salarial ano-base 2021 foi liberado no último dia 15 para os trabalhadores nascidos em março e abril, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal.
Abono Salarial PIS/PASEP: pagamentos liberados na Caixa e Banco do Brasil
O pagamento do abono salarial foi iniciado no dia 15 de fevereiro e ocorrerá até 17 de julho, com base no mês de nascimento do beneficiário. O abono salarial é um valor referente ao salário mínimo para trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Abono para trabalhadores inscritos no PIS/PASEP
É válido ressaltar que esse direito é apenas para os trabalhadores que estão inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos. Além disso, é necessário ter trabalhado formalmente por 30 dias, no mínimo, no ano de 2021 e ter recebido até dois salários mínimos.
A liberação ocorre através do Banco do Brasil (BB) para militares, empregados estatais e servidores públicos com inscrição no PASEP, nas mesmas datas em que ocorrem as liberações referentes aos inscritos no PIS.
De acordo com informações oficiais, o valor ficará disponível até o dia 28 de dezembro, sendo assim, após este prazo os recursos serão recolhidos pelo governo.
Calendário para o trabalhador que recebe via Caixa
Trabalhadores da iniciativa privada recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal (CEF), de acordo com o calendário abaixo:
- Nascidos em janeiro e fevereiro receberam em 15 de fevereiro;
- Nascidos em março e Abril recebem em 15 de Março;
- Nascido em Maio de Junho receberam em 17 de Abril;
- Nascidos em Julho de agosto recebem em 15 de Maio;
- Nascidos em setembro de outubro recebem em 15 de junho;
- Nascidos em novembro e dezembro recebem em 17 de julho.
Calendário para o trabalhador que recebe pelo BB
Os trabalhadores do setor público recebem o abono salarial através do Banco do Brasil (BB). Confira o calendário abaixo:
Final da inscrição e data do pagamento
- 0 – 15 de fevereiro
- 1 – 15 de março
- 2 e 3 – 17 de abril
- 4 e 5 – 15 de maio
- 6 e 7 – 15 de junho
- 8 e 9 – 17 de julho
Recursos do FAT
É válido ressaltar que os valores variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados no decorrer do ano de 2021. Os recursos são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e devem beneficiar cerca de 22 milhões de trabalhadores.
Depósito automático
Segundo informa a Caixa Econômica Federal (CEF), o crédito é depositado automaticamente para o cliente que possui conta na instituição financeira. Os demais beneficiários recebem por uma conta social digital que pode ser movimentada pelo trabalhador através do aplicativo Caixa Tem.
Além disso, é possível realizar o saque utilizando o cartão cidadão, caso a abertura da conta não seja possível por qualquer razão. Caso tenha dúvidas, procure as plataformas oficiais de atendimento da Caixa Econômica Federal.