Afinal, tomar banho demais faz mal à saúde?
Apesar de o banho ser importante para mantermos a saúde em dia, a verdade é que todo excesso pode prejudicar o nosso bem-estar, não é mesmo? Por isso, neste texto nós trouxemos algumas considerações sobre esse assunto. Não deixe de conferir!
Tomar banho demais faz mal? Quais as possíveis consequências?
Tomar banho demais faz mal para a saúde da pele e dos cabelos, além de deixar o nosso corpo com menos barreiras protetoras contra microorganismos. Portanto, ficar atento à quantidade de banho diário é fundamental para não exagerar e nem prejudicar o seu bem-estar.
A seguir, elencamos algumas das possíveis consequências desse tipo de comportamento. Veja mais:
1. Remoção da oleosidade natural da pele
Você sabia que a nossa pele possui uma oleosidade natural que tem o intuito de protegê-la e impedir o seu ressecamento excessivo? Pois é!
Quando tomamos banho de forma muito frequente, no sentido de mais de um banho por dia, podemos remover essa oleosidade natural de forma excessiva, deixando a pele com menos “proteção” e mais propensa ao ressecamento, por exemplo.
Por isso, tomar um banho por dia costuma ser o recomendado, porém, sabemos que, especialmente em dias quentes, é necessário tomar mais de um banho. No entanto, se isso se torna frequente e a quantidade aumenta, chegando a três ou quatro banhos por dia, a saúde cutânea pode ficar mais frágil.
2. Irritação na pele
A irritação na pele também pode aparecer quando tomamos banhos em grande quantidade. Isso se deve ao fato de que o uso frequente de sabonetes e produtos de higiene, especialmente os que possuem muitos aditivos químicos, pode provocar efeitos colaterais na saúde da nossa pele. Sendo assim, muitas pessoas podem perceber um aumento na sensação de coceira, descamação da pele, dentre outros efeitos.
3. Desidratação da pele e dos cabelos
A desidratação é mais uma das consequências e um dos motivos pelos quais tomar banho demais faz mal. Portanto, comece a observar: será que o aspecto de desidratado da sua pele e dos seus cabelos não tem relação com a quantidade de vezes que você tem higienizado ambos?
Afinal, assim como a pele pode ressecar com muitos produtos químicos, os cabelos também podem sofrer com essas alterações. Por isso, é importante manter esse olhar atento para evitar esse efeito que pode deixar a pele frágil e os cabelos quebradiços, ressecados e sem vida.
4. Desequilíbrio no microbioma da pele
A nossa pele possui um microbioma responsável por proteger a nossa saúde cutânea. Essa microbioma é formada por uma série de bactérias benéficas para nós. Porém, quando lavamos a pele demasiadamente, podemos provocar um desequilíbrio nessa quantidade de bactérias, deixando o tecido cutâneo mais propenso às bactérias ruins que podem estar nos ambientes. Consequentemente, isso pode aumentar as chances de contaminação.
Portanto, apesar de o banho ter a função de manter a nossa higiene em dia, devemos considerar fatores como:
- O excesso pode ser prejudicial.
- A quantidade de banhos varia de pessoa para pessoa, por isso, converse com o seu dermatologista.
- Escolha bem os seus produtos de higiene, a fim de proteger a sua pele.
Assim, os seus banhos serão agradáveis e não causarão danos à saúde. 🙂