Infelizmente, a realidade de roubos de carro no Brasil ainda é bastante alarmante. Anualmente, centenas de milhares de pessoas sofrem com roubos de carros ou mesmo assaltos enquanto estão dentro de seus veículos. Tudo isso tem causado angústia e medo nos cidadãos, que se questionam como podem se proteger nesse tipo de situação.
E se engana quem pensa que apenas os carros de luxo estão na mira de criminosos: na realidade, os carros populares têm sido cada vez mais roubados em nosso país. A seguir, apresentamos alguns dos carros mais roubados, além de mostrarmos algumas práticas que podem ajudá-lo a se proteger e prevenir esse tipo de situação. Continue lendo.
Lista de carros mais roubados no Brasil deixa brasileiros assustados
Recentemente, foi divulgada uma lista com alguns dos carros mais roubados no Brasil nos últimos tempos. E a notícia não é nada boa: muitos dos carros roubados são populares e que muitos brasileiros possuem atualmente. Veja quais são na nossa lista abaixo, considerando que ela não está em ordem dos mais ou menos roubados, mas sim apenas aponta os veículos que tem sido muito visados por criminosos:
- Peugeot 207;
- Renault Sander;
- Chevrolet Prisma;
- Fiat Uno;
- Chevrolet Onix;
- Polo;
- Ford EcoSport;
- Gol.
A lista acima se baseia nos dados obtidos por meio do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, que tem avaliado os roubos de carro nos últimos anos.
Portanto, se você possui um dos carros citados acima, busque formas de se proteger para garantir que nada venha a acontecer. No próximo tópico, apresentamos algumas dicas para auxiliar você nesses cuidados.
O que fazer para se proteger?
Apesar de não haver uma receita infalível de como se proteger dos roubos de carros no Brasil, ainda assim podemos pensar em algumas alternativas e cuidados que podem contribuir para a redução de danos nesse sentido. Veja algumas boas práticas:
- Diversifique os seus trajetos: Muitas vezes, criminosos podem acompanhar as suas vítimas por dias para poder saber os horários que ela sai de casa, onde costuma deixar o carro estacionado e assim por diante. Por conta desse tipo de situação, tentar diversificar os trajetos que você faz com o seu carro, todos os dias, é uma maneira de reduzir a previsibilidade e tentar proteger a si mesmo.
- Escolha bem os locais onde vai estacionar: Ruas muito desertas e longe da circulação de pessoas podem ser ruins na hora de estacionar o veículo. Prefira locais com mais movimentação de pessoas, pois isso pode intimidar o criminoso.
- Cuidado com itens de valor: Evite deixar o seu celular, bolsa ou carteira sobre o banco do carro ou em outra parte visível. Isso porque essa exposição pode levar a furtos, devido à facilidade de acesso ao item.
- Uso de rastreadores: Por fim, se for possível, considere o uso de rastreadores no veículo. Isso poderá ajudar caso ele venha a ser roubado em algum momento.
Sabemos que essas medidas não são infalíveis, mas podem ajudar a combater maiores problemas.