TJSP retifica edital de concurso público
Entende o que mudou no processo seletivo.
No início de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) divulgou o edital de seu novo concurso público. No entanto, na última quinta-feira, dia 16, realizou uma retificação do documento acrescentando e alterando algumas das regras.
Nesse sentido, o concurso conta com maiores detalhes sobre a declaração de candidatos com deficiência.
O edital retificado, portanto, indica que o candidato não deficiente que solicitar a condição especial para realizar a prova deve:
- Acessar o link do concurso no site da Fundação VUNESP.
- Ao preencher sua ficha de inscrição, no campo “Condição Especial”, deve especificar as condições especiais de que necessita, seguindo as instruções. Então, o candidato também precisa enviar o laudo médico e/ou a documentação comprobatória que justifique a condição especial.
Além disso, a retificação também indica a forma de enviar o laudo médico ou a documentação comprobatória. Desse modo, aqueles que não encaminharem os documentos de acordo com o edital, não terão a avaliação do pedido.
A divulgação do resultado será no dia 25 de abril, com prazo de recursos e, então, resultado final em 08 de maio.
Veja também: ALEMA abre concurso com 66 vagas
Ademais, a retificação também traz o turno da prova, que será vespertino, e outros detalhes sobre divulgação no site.
TJSP oferta 400 vagas de Escrevente
O concurso do TJSP já está em andamento, com inscrições iniciadas no dia 17 de fevereiro, última sexta-feira.
Assim, o órgão oferta um 400 vagas que exigem nível médio, para o cargo de Escrevente, da seguinte forma:
- 300 vagas são de ampla concorrência.
- 20 vagas se destinam à reserva para candidatos com deficiência.
- 80 vagas reservadas para candidatos que se declararem negros.
Dessa forma, aqueles que se aprovarem no certame contarão com uma remuneração de R$ 5.480,54, com carga horária de 40 horas por semana.
Além disso, estes servidores também terão direito a outros benefícios como, por exemplo, auxílio alimentação, auxílio transporte e saúde.
A função de Escrevente do TJSP conta com diferentes responsabilidades como, por exemplo:
- Executar atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça.
- Dar andamento em processos judiciais e administrativos
- Atender ao público interno e externo.
- Elaborar e conferir documentos.
- Controlar a guarda do material de expediente.
- Atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas.
Assim, estas vagas terão lotação na comarca de São Paulo.
Como serão as provas do TJSP?
Aqueles que desejarem concorrer às 400 vagas de Escrevente do TJSP, deverão passar pelas fases do concurso. Nesse sentido, o órgão, junto da banca examinadora, irá aplicar as etapas de:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório nos blocos I e II e apenas classificatório no bloco III.
- Prova prática, de caráter eliminatório.
Primeiramente, a prova objetiva será no dia 28 de maio, com cinco horas de duração. No entanto, é possível que o TJSP mude estas informações, de forma que é importante acompanhar as publicações do certame.
Além disso, recomenda-se que o candidato confirme sua participação com a convocação do órgão.
Então, a prova prática terá o objetivo de aferir o conhecimento e habilidades do candidato, por meio de um editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico
Microsoft Windows.
Veja também: Concursos federais em 2023 estão em pauta
Assim, com o fim das etapas seletivas, haverá a homologação do processo seletivo. O prazo de validade do concurso é de 1 ano, com possibilidade de se estender, por igual período.
Prova Objetiva
A prova objetiva do TJSP contará com 100 questões acerca das seguintes disciplinas:
- Bloco I: Língua Portuguesa, com 24 questões;
- Bloco II: Conhecimentos em Direito, com 40 questões;
- Bloco II de Conhecimentos Gerais: Atualidades, com 06 questões; Matemática, com 06 questões; Informática, com 14 questões e Raciocínio Lógico, com 10 questões.
Desse modo, para se habilitar é necessário:
- Obter, ao menos, 50% de acerto dos blocos I e II, ou seja, das disciplinas de Português e Direito. Isto é, já que são as eliminatórias.
- Obter nota final igual ou superior a 5 pontos no conjunto dos 3 blocos.
Então, para prosseguir para a próxima fase, o candidato deve estar dentro da seguinte classificação:
- Ampla concorrência: até a 1.500ª posição;
- PcD: até a 100ª posição;
- Cidadãos negros: até a 400ª posição.
Prova Prática
Por fim, o exame prático do TJSP possui caráter eliminatório.
Até o momento, contudo, ainda não há data certa para a etapa. A expectativa é de que o TJSP divulgue esta informação no decorrer do certame.
A prova prática, então, terá 10 pontos, se dividindo em:
- Formatação de um texto, de acordo com as instruções da aplicação da prova. Esta etapa terá 2 pontos, observando o tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.
- Digitação de um texto, que será cópia de texto impresso, com cerca de 1.800 caracteres. Esta etapa terá 8 pontos.
Ambas serão em microcomputador do tipo PC, a partir de de editor de texto Microsoft Word 2016 ou superior em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.
Portanto, terá aprovação aqueles que obtiver nota igual ou superior a 5 pontos.
Como se inscrever no certame?
Os cidadãos que desejam se candidatar à vaga de Escrevente do TJSP devem se atentar ao período de inscrições que se iniciou na última sexta-feira, dia 17 de fevereiro. Este período segue aberto até 28 de março, ou seja, pouco mais de um mês para a inscrição.
É necessário acessar o site oficial da Fundação Vunesp, ou seja, a banca examinadora do certame. Então, o candidato deve ler todo o edital com atenção a fim de entender melhor as regras do concurso. Além disso, é importante entender as novas retificações acerca de condições especiais de realização da provas e outros detalhes.
Ao se inscrever, o candidato deverá informar seus dados de forma correta, assim como documentos, se necessário. Neste momento que poderá ocorrer o pedido de condições especiais.
Veja também: TJCE pode aumentar vagas de concurso
A taxa de inscrição é de R$ 81, devendo ser paga até o dia 29 de março. Contudo, o edital do concurso permite o pedido de isenção de 50% do valor para:
- Candidatos que se enquadrem na Lei Estadual de número 12.782. Isto é, estudantes com matrícula no ensino médio, curso pré-vestibular e também curso superior, que recebam uma remuneração mensal de até dois salário mínimos ou que se encontrem sem emprego formal.
Este pedido apenas pode ocorrer entre 17 e 24 de fevereiro.