As inscrições para o próximo concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) já se encontram abertas.
Desse modo, por meio do edital, haverá a oferta de 80 vagas para o preenchimento do cargo de Analista Judiciário. Nesse sentido, a carreira se divide em diferentes áreas, ou seja, para profissionais que possuem formação superior nas áreas de Direito, Serviço Social, Psicologia, TI e outros.
Assim, aqueles que desejam participar do novo certame já podem realizar sua inscrição desde o dia 07 de junho. Nesse sentido, o período de inscrições se encontrará aberto até o próximo dia 11 de julho.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site oficial da Idecan, banca examinadora responsável pela organização do concurso.
Veja também: Concurso TCE AL para agente de controle forma comissão
Até o momento, as etapas seletivas têm previsão para ocorrer nos dias 10 e 11 de setembro de 2022.
Como se inscrever?
Segundo o edital do TJPI, os candidatos poderão realizar suas inscrições entre os dias 07 de junho a 11 de julho através do site www.idecan.org.br.
No entanto, é importante lembrar que o candidato deve ler todo o edital do certame. Dessa forma, é possível estar ciente de todas as suas regras.
Assim, bastará preencher o formulário de forma atenta, com todas as suas informações. Por fim, é necessário que o candidato pague a taxa de inscrição, no valor de R$ 110.
Contudo, de acordo com a organização do certame, alguns candidatos poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para tanto, é necessário estar de acordo com os seguintes critérios:
- Ser pessoa com deficiência, conforme a Lei estadual n. 4.835, de 23 de maio de 1996 e suas alterações, além das situações da Lei Estadual nº 5.953/2009;
- Ser doador de sangue ou de medula óssea, segundo a Lei estadual n. 5.268, de 10 de dezembro de 2002, e pela Lei estadual n. 5.397, de 29 de junho de 2004. No entanto, é necessário apresentar documento que comprovem a condição de doador;
- Estar desempregado, de acordo com os termos da Lei Estadual nº 5.953/2009;
- Já ter sido mesários e colaboradores em pelo menos duas eleições, consecutivas ou não, sendo que cada turno é considerado uma eleição, amparado pela Lei Estadual n° 6.882, de 26 de agosto de 2016. Ademais, é necessário comprovar a condição por meio de declaração ou diploma da Justiça Eleitoral, contendo nome completo do eleitor, a função que desempenhou, o turno e a data da eleição;
Por fim, ainda há a possibilidade de pagamento de 50% do valor da taxa. Isto é, caso o candidato se enquadre nos critérios de classificação de baixa renda que atenderem os requisitos da Lei Estadual nº 5.953/2009.
Quais serão os cargos e vagas do TJPI?
Segundo o edital do TJPI, o novo concurso contará com a oferta de um total de 80 vagas. Nesse sentido, as oportunidades se destinam a diferentes cargos.
Primeiramente, há o cargo de Analista Judiciário que se divide em:
- Analista Judicial: 30 vagas + formação de cadastro de reserva;
- Oficial de Justiça e Avaliador: 12 vagas + formação de cadastro de reserva;
Além disso, há o cargo de Analista Judiciário, na área de Apoio Especializado, ou seja, que se divide da seguinte forma:
- Analista de Sistemas/Banco de Dados: 03 vagas + formação de cadastro de reserva;
- Analista de Sistemas/Desenvolvimento: 04 vagas + formação de cadastro de reserva;
- Analista de Sistemas/Infraestrutura: 01 vaga + formação de cadastro de reserva;
- Arquiteto: formação de cadastro de reserva;
- Assistente Social: 5 vagas + formação de cadastro de reserva;
- Auditor: formação de cadastro de reserva;
- Contador: 03 vagas + formação de cadastro de reserva;
- Fisioterapeuta: 01 vaga + formação de cadastro de reserva;
- Enfermeiro: 01 vaga + formação de cadastro de reserva;
- Engenheiro Civil: 01 vaga + formação de cadastro de reserva;
- Engenheiro Eletricista: formação de cadastro de reserva;
- Médico: 02 vagas + formação de cadastro de reserva;
- Médico Psiquiatra: formação de cadastro de reserva;
- Nutricionista: formação de cadastro de reserva;
- Odontólogo: 01 vaga + formação de cadastro de reserva;
- Psicólogo: 5 vagas + formação de cadastro de reserva;
- Analista Administrativo: 11 vagas + formação de cadastro de reserva;
- Especialidade Administrativa – Estatístico: formação de cadastro de reserva;
Assim, cada área exige a formação em curso específico, além de registro no órgão de classe, se necessário para exercer a profissão.
Quais serão as etapas seletivas?
O processo seletivo do novo concurso do TJPI contará apenas com uma prova objetiva. Esta, portanto, terá caráter eliminatório e classificatório, seguindo o conteúdo que o próprio edital determinou.
Desse modo, as provas de múltipla escolha ocorrerão nos dias 10 e 11 de setembro, com duração de 4h para sua realização, nos turnos da manhã e da tarde.
Veja também: TRT ES forma grupo de trabalho para concurso
Nesse sentido, a programação ficou da seguinte maneira:
- 10 de setembro de 2022 (tarde, às 14h): Analista Judicial e Contador;
- 11 de setembro de 2022 (manhã, às 8h): Analista Administrativo, Analista de Sistemas / Banco de Dados, Analista de Sistemas/Desenvolvimento, Analista de Sistemas / Infraestrutura, Arquiteto, Assistente Social, Auditor, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro, Eletricista, Estatístico, Médico, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo;
- 11 de setembro de 2022 (tarde, às 14h): Oficial de Justiça e Avaliador.
Assim, as aplicações ocorrerão nas cidades de Floriano, Paraíba, Picos, Teresina e região metropolitana, todas no Estado do Piauí.
Como será a prova para o TJPI?
As provas contarão com um total de 100 questões, se dividindo da seguinte maneira:
- Língua Portuguesa: 30 questões;
- Legislação Específica: 10 questões;
- Conhecimentos Específicos sobre o cargo: 60 questões.
Para obter a aprovação, os candidatos deverão acertar pelo menos 60% das questões presentes no exame.
Veja também: Concurso TRT PR 9ª Região abre edital para nível médio e superior
Além disso, o candidato também pode revisitar provas antigas, a fim de se preparar melhor.
Nesse sentido, o último concurso para o cargo de Analista Judiciário para o TJPI ocorreu em 2015. O certame contou com a oferta de 180 vagas para ingresso imediato e formação de cadastro de reserva.
Ademais, na época, a seleção teve a coordenação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca examinadora que o Tribunal contratou.
O evento contou com a aplicação de uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, tendo cada item o valor de 01 ponto, da seguinte maneira:
- Língua Portuguesa: 30 questões;
- Conhecimentos Específicos: 70 questões.
Para ser aprovado, então, os candidatos necessitavam de acertar, no mínimo, 30% (9 questões) no módulo de conhecimentos básicos; 50% (35 questões) em conhecimentos específicos; e 50% (50 questões) no total da prova.
Portanto, é possível ver que a prova deste ano terá formulação um pouco diferente.