O Tribunal de Justiça do Acre já confirmou a sua intenção de abrir um concurso público e deve divulgar os maiores detalhes. Por isso, se você possui interesse, fique atento às datas e ao site oficial, já que o TJ-AC deve ter edital em breve. Vale ressaltar que este é o principal documento de acesso a informações pelo candidato.
Atualmente, o TJ tornou público, a partir de uma publicação do Diário Oficial da União, que a banca organizadora do processo seletivo já foi formada. Além disso, já está em curso para elaborar a estrutura da avaliação, seja nas etapas de prova ou naquelas de confirmação dos pré-requisitos, como aptidão psicológica.
Mais detalhes sobre o concurso TJ-AC
Nesse cenário, a grande expectativa para o concurso TJ-AC é que as vagas sejam referentes aos níveis de escolaridade médio e superior. Desse modo, contando com admissões imediatas e a formação de cadastro reserva, dependendo do cargo escolhido. Então, é importante se atentar a esses detalhes para que a inscrição seja feita dentro dos conformes e você atenda todos os critérios de contratação.
Essa ressalva é relevante, pois se for selecionada uma carreira que exige, por exemplo, um bacharelado e você possuir apenas o ensino médio completo, as notícias são boas. Afinal de contas, você perderá a vaga e não vai conseguir alterar a opção no site.
Demandas do órgão público
Segundo a desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini, seguindo o Princípio Constitucional do Concurso Público, baseado no Artigo 37 da Constituição Federal, o intuito do processo é preencher o quantitativo de vagas em aberto para determinados cargos. Dado que a última vez que ocorreu o processo seletivo foi no ano de 2012.
Isso ocorreu devido à necessidade de elaboração de um diagnóstico administrativo e de gestão para identificar as áreas que mais possuem carência de servidores. A partir disso, então, é feito um levantamento do número de vagas que estão disponíveis para manter funcionando aquele setor em específico da instituição.
Banca Organizadora do concurso TJ-AC
Nesse cenário, considerando que o TJ-AC deve ter edital em breve, a banca organizadora deve seguir um protocolo de elaboração do processo seletivo, dentro de um prazo pré-estabelecido. No documento publicado, ainda não consta a data do lançamento do edital. Mas, informa o período que a comissão possui para apresentar a proposta ao presidente do órgão.
Sendo assim, o limite para que o Grupo de Trabalho entre em contato com a presidência é de 2 meses a partir da data de publicação da portaria. Depois desse tempo, outros informes podem surgir a qualquer momento. Afinal, a pretensão é que todos os candidatos sejam avaliados ainda neste ano, com as suas respectivas admissões.
Cargos e vagas
Ainda não foi definida a relação de vagas para o concurso, pois, como dito, esse número só será descoberto com a publicação do edital. No entanto, é possível fazer uma estimativa. Então, com isso, esperar por um bom quantitativo este ano, visto as demandas que só se tornam cada vez maiores.
Segundo o Portal de transparência, o qual teve seus dados atualizados em agosto de 2022, existe uma carência de 1.243 profissionais especializados. Na distribuição, são 497 para técnico judiciário e 746 para analista judiciário. A intenção, portanto, é suprir todos esses déficits.
Último concurso do TJ-AC
Na última vez que o processo seletivo aconteceu, foram dispostas vagas para diversas áreas das carreiras de Técnico Judiciário e Analista Judiciário. Dessa forma, as mesmas que provavelmente vão ser dispostas este ano.
Em relação ao primeiro, o contrato pode ser direcionado para a área técnica ou jurídica. No caso do segundo, existe a área judiciária, a administrativa e a especialidade em Oficial de Justiça. Dessa maneira, cada uma delas irá representar atribuições e remunerações diferentes, mas provavelmente com a mesma quantidade de horas da jornada de trabalho, 40h semanais.
Ainda, mas especificamente, os cargos dispostos foram: analista de sistemas, analista de suporte, assistente social, bibliotecário, contador, psicólogo, técnico em administração, técnico em comunicação social, técnico judiciário, auxiliar judiciário, motorista e técnico em microinformática.
Etapas do processo
Obviamente, já que o TJ-AC deve ter edital em breve, toda a estrutura avaliativa só será confirmada após essa publicação. No entanto, considerando o último concurso, é possível ter noções de como será a aplicação de cada etapa.
De maneira geral, então, a avaliação vai consistir em uma prova objetiva com 120 questões sobre Conhecimentos Gerais e Específicos. Além de uma segunda prova, a qual, por sua vez, será discursiva. Dessa vez, será cobrada a construção de um texto dissertativo argumentativo, no valor de 10 pontos.