Título de eleitor: prazo para tirar ou regularizar encerra em maio - Notícias Concursos

Título de eleitor: prazo para tirar ou regularizar encerra em maio

Caso precise atualizar seu documento, regularizar, ou solicitar a emissão da primeira via, o prazo é até o dia 4 de maio.

Com as eleições se aproximando, ter o título de eleitor regularizado é essencial. Caso precise atualizar seu documento, regularizar, ou solicitar a emissão da primeira via, o prazo é até o dia 4 de maio.

De acordo com o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), o cadastro eleitoral deve ser encerrado num prazo de 150 dias antes da votação. Portanto, após esse período, é proibido realizar alterações no registro do eleitor, estando liberada apenas a emissão da segunda via do documento.

Ainda, vale salientar que a obrigatoriedade do voto recai sobre todas as pessoas alfabetizadas com idades entre 18 e 70 anos.

“Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título o quanto antes, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta“, diz o TSE.

Quem não é obrigado a votar?

No Brasil, a obrigação do voto é facultativa para:

  • cidadãos maiores de 16 anos e menores de 18 anos;
  • pessoas com mais de 70 anos; e
  • analfabetos.

Quais documentos necessários para emitir meu título de eleitor?

  • Comprovante de residência atualizado;
  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Certificado de quitação de serviço militar (somente para homens entre 18 e 45 anos);
  • Selfie segurando o documento de identificação utilizado.

Como solicitar o título de eleitor pela internet? Veja o passo a passo

  1. Acesso o site do TSE;
  2. Selecione a opção “Eleitor e eleições” no menu;
  3. Na coluna “Eleitor”, toque na opção “Tire seu título — Título Net”;
  4. Em seguida, no Pré-Atendimento, confira a documentação e verifique a sua situação com a Justiça Eleitoral;
  5. Clique em “Iniciar seu atendimento a distância”;
  6. Ao ter acesso a página do Título Net, preencha as informações do seu estado (UF);
  7. Confira a lista de documentos e clique em “Próximo”;
  8. Na aba “Título de Eleitor”, selecione a opção “Não tenho”;
  9. Feito isto, preencha as informações do seu documento, como nome dos pais, data de nascimento, etc;
  10. Envie em anexos os documentos solicitados para a emissão;
  11. Para finalizar, acompanhe o seu requerimento e o andamento da emissão do documento pela página do Título Net.
  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?