Tecnologia

TikTok anuncia novas ferramentas de segurança e convivência no app

O TikTok anunciou novas ferramentas para melhorar o ambiente entre os usuários do aplicativo. As atualizações buscam reforçar o compromisso da plataforma em apoiar a segurança na comunidade e promover a gentileza entre os usuários. A empresa também publicou a última versão de seu “Relatório de aplicação das Diretrizes da Comunidade”, que mostra os resultados de suas ações para combater o bullying dentro do aplicativo.

LEIA MAIS: Ganhar dinheiro no Tiktok: quanto o app paga por cada seguidor? Como ganhar dinheiro? Veja como ter renda extra

A plataforma destaca que, além do trabalho para remover proativamente conteúdos ou comportamentos abusivos ou com discurso de ódio que violem as Diretrizes da Comunidade, também segue com o compromisso de criar novas formas de fazer com que sua comunidade se sinta ainda mais no controle dos comentários feitos na plataforma. 

A plataforma iniciou testes que visam permitir aos usuários identificar comentários considerados irrelevantes ou inadequados. Esse feedback da comunidade irá aumentar a gama de fatores já utilizados para garantir que o espaço para comentários seja consistentemente relevante e um lugar para um envolvimento genuíno. Para evitar mal-estar entre os membros da comunidade e possíveis sentimentos de inferioridade, apenas a pessoa que sinalizar negativamente um comentário poderá ver essa marcação. 

Para facilitar o acesso às ferramentas de segurança oferecidas, o TikTok também está testando a função de lembretes que direcionarão os criadores para opções de filtros de comentários, bloqueio e exclusão. Esses lembretes estarão visíveis aos criadores cujos vídeos apresentarem uma proporção elevada de comentários negativos. 

Funções devem estar disponíveis nas próximas semanas

Os resultados desses testes serão atualizados e a funcionalidade será integralmente implementada nas próximas semanas. Esse trabalho se soma às diversas funções já disponíveis à comunidade do TikTok, como a possibilidade de filtrar todos os comentários para revisão manual, ou filtrar os comentários que contenham palavras-chave. 

Os criadores podem, ainda, selecionar quem pode comentar o seu conteúdo: Todos, Amigos (seguidores que eles também seguem), ou Ninguém. A opção Todos não está disponível para os menores de 16 anos. 

O TikTok continuará removendo comentários que violem as Diretrizes da Comunidade e os criadores podem continuar reportando comentários ou contas, tanto individualmente quanto em bloco, que julgarem ferir as políticas da plataforma. 

Relatório de diretrizes

Outra forma importante de manter a segurança do TikTok é através da remoção de conteúdo que viole as Diretrizes da Comunidade. A plataforma divulgou o Relatório de aplicação das Diretrizes da Comunidade, documento que busca reforçar o compromisso de ganhar a confiança da comunidade em sua capacidade de manter a plataforma segura e acolhedora. 

O primeiro relatório do TikTok foi publicado em 2021, informando o número de vídeos removidos com zero visualizações, número de contas removidas por suspeita de serem de menores de 13 anos, e engajamento falso. Já a partir desta edição, o documento fornece ainda mais informações sobre a remoção de conteúdo em mais países e melhorias contínuas dos sistemas que visam detectar, sinalizar e, em alguns casos, remover conteúdo que viola as políticas. 

O TikTok defende que, desde o primeiro relatório em 2021 até este mais recente, já foram realizados progressos constantes na remoção de vídeos que violam as diretrizes antes mesmo de obterem visualizações. Entre o primeiro e último trimestre do ano passado, o número de vídeos com conteúdo de assédio e intimidação que foram removidos antes de serem visualizados cresceu 14,7%. 

LEIA MAIS: WhatsApp deve ter nova função que deve ocultar o visto por último. Veja como

Com relação a vídeos com comportamento de ódio, o aumento foi de 10,9%. A taxa de remoção de conteúdo com violência extrema cresceu 16,2% no período; sobre suicídio, automutilação, e atos perigosos, o avanço no número de vídeos removidos foi de 7,7%. 

Esses investimentos têm ajudado a melhorar significativamente a velocidade que o TikTok identifica e remove vídeos que violam suas políticas de assédio, intimidação e de comportamento de ódio. O TikTok diz que não há limites quando se trata de manter as pessoas seguras, e seu último relatório, assim como as melhorias contínuas de segurança, refletem o compromisso contínuo com a segurança e bem-estar da comunidade.