Texto Editorial: vai cair na sua prova!
Denomina-se de “texto editorial” aquele tipo de texto jornalístico que possui caráter predominantemente subjetivo, exprimindo a opinião de seu autor.
O texto editorial pode ser cobrado, por exemplo, como redação de alguns vestibulares, com um destaque para aquele da Unicamp.
Ainda, esse tópico pode aparecer também como questão de português, principalmente em vestibulares e concursos.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre esse assunto. Vamos descobrir, a seguir, as principais características do texto editorial.
Texto Editorial: introdução
Entre os tantos gêneros textuais, podemos citar o texto editorial. Parte do texto jornalístico, ele geralmente aparece no início de colunas jornalísticas.
O texto editorial possui um caráter predominantemente subjetivo, uma vez que expressa a opinião de uma pessoa ou de uma equipe que o elabora. Geralmente, esse tipo de texto é responsável por iniciar uma seção específica do jornal, como política, esporte, economia e cultura.
Texto Editorial: estrutura
O texto editorial possui uma estrutura simples e que pode ser dividida em três partes principais. São elas:
- Introdução: parte em que o autor do texto irá expor o assunto a ser tratado, explicando de maneira genérica do que o mesmo se trata.
- Desenvolvimento: momento em que o escritor expõe seus argumentos, tanto favoráveis quanto contrários ao leitor. Ainda, o autor poderá desenvolver situações que sustentem as suas opiniões e expliquem a sua linha de raciocínio.
- Conclusão: encerramento do texto com a retomada da tese/opinião da equipe ou autor do texto.
Texto Editorial: características
De maneira geral, os textos editoriais seguem algumas características principais, se adequando, conforme o necessário, aos meios em que serão veiculados.
Vamos descobrir, a seguir, quais são essas características:
- Caráter subjetivo
- Linguagem clara e simples
- Temas atuais
- Temas relevantes
- Textos curtos
- Parágrafos curtos
Vale ressaltar que os temas abordados pelos textos editoriais são, normalmente, assuntos atuais e que estão em relevância no contexto vivido pelo autor/equipe.
Ainda, o autor de um texto desse tipo deve, na medida do possível, evitar parágrafos longos. Isso porque, o objetivo dos textos editoriais é prender a atenção do leitor e explicitar de maneira objetiva o intuito da publicação.