A identidade roubada tem muitas faces diferentes. Assim, vai de cartões de crédito a empréstimo indevido. Com isso, os ladrões podem abrir diferentes formas de crédito em seu nome e, simplesmente, destruir seu histórico, bem como situação financeira. Então, o que fazer para se proteger dos golpes? A matéria desta quarta-feira (01) do Notícias Concursos te diz como.
Empréstimo indevido e outros golpes: o que fazer para se proteger da identidade roubada?
E se de repente você descobrir que teve a identidade roubada ou aconteceu alguma outra transação usando os seus dados da Internet? Bom, para consertar a situação é preciso paciência, pois pode ser algo difícil e demorado.
Entretanto, o quanto antes agir, melhor, pois assim evitam-se maiores danos ao seu crédito. Siga estas etapas para se proteger e se livrar das contas fraudulentas.
Abra um boletim de ocorrência policial
A primeira coisa que você deve fazer é registrar um boletim de ocorrência no departamento de polícia local, podendo ser presencial ou online. Isso porque, em muitos casos, você deverá apresentar um relatório policial documentando o roubo. Assim, os credores removerão os movimentos errôneos de sua conta.
Entre em contato com o credor para informar o empréstimo indevido
Se alguém fez um empréstimo indevido ou abriu um cartão de crédito em seu nome, contate o credor ou a operadora diretamente. Dessa forma, poderá notificá-los sobre a conta fraudulenta e removê-la de seu relatório de crédito.
Para cartões e até empréstimos pessoais, o problema geralmente resolve-se rapidamente. Quando se trata de roubo de identidade pode ter consequências enormes para a vítima.
O não pagamento dos débitos pode resultar em penhoras, assim como outros problemas graves. Portanto, é fundamental que você interrompa qualquer atividade ilícita em seu nome e faça com que as fraudes sejam canceladas rapidamente.
Em geral, como citamos, você precisará entrar em contato com o credor que fez a transação e apresentar um boletim de ocorrência. O credor também pedirá que você preencha um relatório de roubo de identidade. Enquanto seu pedido de exclusão está sendo analisado, você não é responsável pelos pagamentos.
Mas, tenha em mente que cada credor tem seu próprio processo para lidar com esse tipo de situação inconveniente. No entanto, normalmente o processo básico é o que comentamos acima.
Conteste os erros com a agência de crédito
Ao encontrar evidências de atividade fraudulenta em seu nome, você precisa contestar os erros com a agência de crédito, por exemplo, o Serasa. Para isso, entre em contato e apresente as evidências, como o boletim de ocorrência.
Contudo, pode-se apresentar também documentações emitidas pelo credor reconhecendo a ocorrência de roubo de identidade. Assim que a agência de crédito tiver essas informações, ela pode remover as movimentações de seu histórico de crédito.
Se sua pontuação de crédito foi prejudicada devido à inadimplência, à ação dos ladrões, fazer com que isso seja removido pode ajudar a melhorar a pontuação. Pode levar semanas ou até meses para que haja uma normalidade na vida financeira, mas ela será restaurada ao nível anterior.
Coloque um alerta de fraude no seu crédito
Assim que você descobrir que foi vítima de um empréstimo indevido, peça a operadora e agências de crédito para que coloquem um alerta. Assim, potenciais empresas, ferramentas da fraude, recebem uma notificação ao executar o crédito.
O alerta solicita que eles tomem medidas adicionais para verificar sua identidade antes de emitir um empréstimo ou forma de crédito em seu nome. Em alguns casos, pode ser uma boa ideia congelar o crédito. Assim, não há como os ladrões agirem, a não ser que você reabra seu crédito novamente.
Verifique suas informações de crédito regularmente para identificar o empréstimo indevido
Finalmente, verifique suas informações de crédito regularmente para garantir que nenhuma nova conta seja aberta em seu nome. Você pode solicitar um relatório regularmente junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Portanto, atente-se sempre para identificar ocorrências de roubo de identidade e outras operações financeiras. Se ocorrer a fraude, deve-se tomar as devidas providências e evitar maiores transtornos.