Ter produtividade no trabalho exige dedicação, organização e paciência. Dedicação, porque é preciso fazer o que deve ser feito. Organização, porque apenas com uma agenda adequada é que teremos bons resultados. Paciência, porque precisamos implementar ações que trarão resultados no longo prazo.
Porém, você pode estar se perguntando: por onde começar para ter tudo isso? Quais atitudes posso colocar em prática, a partir de agora, para melhorar os meus resultados? A seguir, você verá essas e outras considerações.
Dicas simples para ter produtividade no trabalho
As nossas dicas simples para ter produtividade no trabalho podem ser colocadas em prática a partir de hoje. Esperamos que nossas sugestões possam ser úteis. Confira:
1. Entenda o real conceito de produtividade
Antes de qualquer coisa, é muito importante que você entenda o real conceito de produtividade. Isso porque, muitas pessoas ainda acreditam que ser produtivo é o mesmo que ter uma agenda lotada, ser extremamente ocupado e trabalhar por muitas horas por dia. Porém, o conceito de produtividade está associado com a ação de fazer o que deve ser feito, dentro de um tempo hábil e adequado.
Dito de outro modo, você só será produtivo quando puder organizar as suas prioridades e cumpri-las em um tempo equilibrado, sem sobrecargas e excessos.
2. Saiba organizar as suas prioridades
Depois de compreender o que é ser produtivo, é importante começar a organizar as suas prioridades. Isto é, saiba listar quais são as suas principais pendências ao longo do dia, pois isso poderá lhe ajudar na hora de manejar melhor as suas atividades. Afinal, se você não tem prioridades, como poderá saber o que deve ser concluído ao longo do dia?
3. Tenha um espaço de trabalho bem preparado
O seu espaço também pode ajudar na hora de ter produtividade no trabalho. Para isso, verifique a iluminação, organização, limpeza e até a circulação de ar do ambiente.
Não se esqueça de que você não é um robô! Por isso, precisa de um espaço de trabalho que seja agradável, confortável e, também, motivador.
Tenha os seus materiais de trabalho sempre ao seu alcance, para facilitar o fluxo de atividades.
4. Faça pausas curtas entre uma tarefa e outra
As pausas curtas entre uma tarefa e outra ajudam na hora de manter a produtividade. Pode parecer irônico ou contraditório, mas a verdade é que tentar fazer mil tarefas sem nunca pausar é um erro. Afinal, nossa mente não é uma máquina e ela precisa de pausas para voltar ao fluxo de disposição e energia.
Claro que essas pausas não precisam ser de 30 minutos todas as vezes. Porém, alguns minutinhos para descansar a mente sobrecarregada pode sim ser bem interessante.
5. Saiba reconhecer as suas distrações e corte-as
Reconheça aquelas ações que estão roubando o seu foco e corte-as da sua vida. Por exemplo, se você percebe que tem mexido muito no celular durante o expediente, como poderá ter produtividade no trabalho se não cortar essa atividade? Pois é!
Verifique o que está atrapalhando a sua produtividade e tire essas distrações do momento de execução – deixe-as para as pausas. 😉
Veja mais: Como ter mais energia no trabalho?