Para se ter mais iniciativa profissional é necessário ser mais observador, aprender coisas novas e buscar estimular a própria criatividade. Além disso, outras ações podem ser colocadas em prática facilmente.
Quer saber quais são elas? Então acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro de tudo.
Como ter mais iniciativa profissional?
Existem diversas ações que você pode colocar em prática, a partir de hoje, para ter mais iniciativa profissional. Veja algumas delas e comece a transformar a sua atuação:
1. Seja mais observador
Comece com uma boa observação. Isso irá ajudá-lo a se desenvolver e a ter mais iniciativa profissional. Afinal, você poderá ter uma visão mais clara daqueles momentos em que um colega precisa de ajuda, por exemplo.
Além disso, quanto mais você observa as coisas em sua volta, mais você aprende sobre as dinâmicas e atividades que são executadas no dia a dia. Isso vai criando um repertório interno bastante importante, que oferece a você a possibilidade de ter maiores conhecimentos e, consequentemente, mais “ferramentas” para ajudar os colegas.
2. Aprenda sobre outras áreas importantes
Estude sobre as áreas que compartilham tarefas com você. Assim você não se sentirá completamente “perdido” quando um colega de trabalho estiver falando sobre algo que não é da sua área.
Outro ponto importante é que com esses conhecimentos você pode auxiliar nas tomadas de decisão, trazendo alternativas interessantes para dentro das reuniões. Assim, automaticamente você passa a ter mais iniciativa profissional.
Porém, cuidado: não invista seu tempo apenas na aprendizagem de outras áreas, hein? O foco ainda deve ser o que você faz no dia a dia, mas as outras áreas podem sim ser estudadas, ao menos um pouco, para você poder ter base nas suas iniciativas.
3. Converse mais com os seus colegas
Mantenha uma certa proximidade com os seus colegas, pois dessa maneira você também terá a oportunidade de compreender em quais fatores eles precisam de ajuda e sugestões. Logo, você saberá em quais momentos pode dar luz às suas ideias e pensamentos sobre determinadas tarefas.
4. Busque explorar a sua criatividade
Explore a sua criatividade sempre que possível. Não caia naquele erro de sempre ancorar a sua mente à primeira ideia que vem aos seus pensamentos. Isso porque você estará abrindo caminho para muitas coisas interessantes se não permitir que a primeira ideia interrompa o seu fluxo de pensamento.
Além disso, faça atividades que possam melhorar a sua criatividade: leia mais, aprenda, conheça coisas novas, e assim por diante. Afinal, para ter mais iniciativa profissional é preciso ser criativo, concorda?
5. Seja verdadeiramente útil
Seja útil na sua empresa! Pense no que você pode auxiliar para melhorar o desenvolvimento do conjunto, e não seja um colaborador tóxico e egoísta. Pense no seu time e na sua equipe. Tudo isso pode lhe ajudar a ter mais iniciativa profissional.
Isso porque a sua mente passa a enxergar o dia a dia de trabalho de outra forma, viabilizando um desenvolvimento muito mais claro e interessante.
Abra a sua mente, comece a agir mais no seu trabalho e veja como isso será gratificante no longo prazo.