Teoria da Relatividade: Entenda o que é para estudar

A teoria da relatividade de Einstein é uma teoria famosa, mas é pouco compreendida. Ela se refere a dois elementos diferentes da mesma teoria: a relatividade geral e a relatividade especial.

A teoria da relatividade especial foi introduzida primeiro e mais tarde considerada um caso especial da teoria da relatividade geral mais abrangente.

A relatividade geral é uma teoria da gravitação que Albert Einstein desenvolveu entre 1907 e 1915, com contribuições de muitos outros após 1915.

Conceitos da Teoria da Relatividade

A teoria da relatividade de Einstein inclui a interação de vários conceitos diferentes, que incluem:

  • Teoria da Relatividade Especial de Einstein – comportamento localizado de objetos em referenciais inerciais, geralmente relevante apenas em velocidades muito próximas da velocidade da luz.
  • Transformações de Lorentz – as equações de transformação usadas para calcular as mudanças de coordenadas na relatividade especial.
  • Teoria da Relatividade Geral de Einstein – a teoria mais abrangente, que trata a gravidade como um fenômeno geométrico de um sistema de coordenadas do espaço-tempo curvo, que também inclui quadros de referência não inerciais (ou seja, acelerados)

Princípios Fundamentais da Relatividade

A relatividade clássica (definida inicialmente por Galileu Galilei e refinada por Sir Isaac Newton) envolve uma simples transformação entre um objeto em movimento e um observador em outro referencial inercial.

Se você estiver andando em um trem em movimento e alguém parado no solo estiver observando, sua velocidade em relação ao observador será a soma de sua velocidade em relação ao trem e a velocidade do trem em relação ao observador. Você está em um referencial inercial, o próprio trem (e qualquer um que esteja sentado nele) estão em outro, e o observador ainda está em outro.

O problema com isso é que se acreditava que a luz, na maioria dos anos 1800, se propagava como uma onda através de uma substância universal conhecida como éter, que teria contado como um quadro de referência separado.

O famoso experimento Michelson-Morley, no entanto, falhou em detectar o movimento da Terra em relação ao éter e ninguém conseguia explicar por quê. Algo estava errado com a interpretação clássica da relatividade aplicada à luz… e então o campo estava maduro para uma nova interpretação quando Einstein apareceu.

E então, gostou de conhecer mais sobre a teoria da relatividade?

Não deixe de ler também – Albert Einstein: Vida e teorias do Nobel de física

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.