Nesta quarta-feira (28), o Sudeste do país segue enfrentando dificuldades decorrentes das fortes chuvas da última terça-feira (27). São Paulo já registrou inúmeros estragos e alagamentos.
No entanto, as chuvas continuarão em quase todo o país, mesmo que a temperatura não tenha uma queda considerável, como é o caso das regiões Norte e Centro-Oeste.
Cuiabá registrou a máxima de 31°C nesta quarta(28), no entanto, a previsão também é de chuva para a capital mato-grossense. A cidade de Goiânia, no estado de Goiás, também registrou uma alta temperatura, sendo 33°C a máxima de hoje.
No entanto, a capital com maior temperatura foi Palmas, registrando de 37°C nesta quarta-feira (28). No interior do Nordeste, por sua vez, o clima segue firme.
Previsão para toda as regiões
Em primeiro lugar, vale destacar que já é possível conferir o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são do Climatempo e tem validade para começar a partir desta quarta-feira (28/09).
- Sul
A princípio, na região Sul do país, o clima segue com instabilidade. Sendo assim, é previsto chuva de até forte intensidade, podendo vir acompanhadas com raios e rajadas de vento no Paraná. Por outro lado, em Santa Catarina, com exceção para o litoral sul, há previsão de chuva a qualquer hora do dia, inclusive em Florianópolis.
No Rio Grande do Sul, existe previsão de pancadas de chuva com trovoadas no oeste, noroeste e norte. O tempo é firme nas demais áreas gaúchas, mas em Porto Alegre há chance de pequena chuva durante a quarta-feira.
- Sudeste
As fortes chuvas em São Paulo, sobretudo na capital, continuarão nesta semana. Além disso, na região Sudeste, a previsão segue a mesma no centro-sul fluminense, bem como na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e no Sudeste de Minas Gerais.
Vale frisar que a chuva terá grande volume em São Paulo, Rio de Janeiro e uma parte de Minas Gerais. No Espírito Santo, contudo, as chuvas continuam mais isoladas. Na Grande Belo Horizonte, pode chover em vários momentos do dia.
- Centro-Oeste
No Centro-Oeste, as instabilidades passam por um corredor de umidade que vem do interior do continente. O tempo é severo em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, podendo, aliás, ter acumulados elevados.
- Nordeste
Por outro lado, no Nordeste, o tempo fica firme e seco em grande parte da região. No litoral leste e norte há mais variação de nebulosidade e pode chover a qualquer hora do dia, contudo, as chances são bem mínimas.
- Norte
Por fim, é importante salientar que na região Norte, a previsão é de chuvas. O tempo firme predomina no Tocantins, mas nos demais estados da região, a chuva vai persistir. Os acumulados são elevados no Amazonas e Rondônia e, nesse sentido, as pancadas de chuva podem vir acompanhadas de trovões.