Clima e Tempo

Tempestades Severas de GRANIZO HOJE(12) causam ESTRAGOS em milhares de casa no Brasil!

Tempestades de granizo, que variaram de intensidade de moderada a severa, atingiram cidades do centro para o noroeste e norte do Rio Grande do Sul hoje. Várias prefeituras notificam danos em suas localidades. A região atingida estava compreendida no alerta da MetSul sobre temporais com chuva forte, ventania e granizo.

A área mais atingida pelo fenômeno meteorológico, cujos danos já estão sendo contabilizados, está localizada entre o Centro-Serra e o Vale do Rio Pardo. Moradores de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz reportaram prejuízos devido à queda de granizo.

Granizo tamanho de ovos. Imagem: metsul

Municípios Mais Afetados

Outro município profundamente afetado foi Pinhal Grande, no qual uma chuva intensa de granizo acumulou pedras de gelo em diversos pontos da cidade. A mesma situação ocorreu em Dilermando de Aguiar. Os municípios mais atingidos na região do Centro-Serra foram Sobradinho, Arroio do Tigre, Passa Sete e Ibarama.

O município de Sobradinho foi o que mais sofreu a ação do granizo, e vai decretar situação de emergência após cerca de duas mil residências terem sido danificadas pelas pedras de gelo.

Cidade Sobradinho atingida por granizo. Imagem: metsul

O Que a MetSul Alertou?

A MetSul Meteorologia incluiu o granizo em seu alerta pois os dados dos modelos meteorológicos evidenciavam a possibilidade da ocorrência de granizo de diversos tamanhos. O padrão era típico das frentes quentes, fenômenos usualmente responsáveis por trazer granizo no inverno a diversas cidades.

Pedras de granizo que atingiram o Brasil dia 12/07. Imagem: metsul

A situação para os próximos dias

A MetSul ainda adverte que o risco de temporais persistentes, embora de forma bastante isolada, deverá começar no Centro, Oeste e Sul gaúcho. No fim do dia, o ciclone deve organizar uma frente fria que avançará sobre o ar quente, estimulando a geração de mais temporais fortes.

Os especialistas também alertam para o risco de fenômenos severos de vento muito localizados. Isso poderá acontecer porque o contraste de temperatura e umidade com uma frente fria avançando, a pressão muito baixa com o ciclone sobre o Rio Grande do Sul e a corrente de jato intensa reunirão as condições ideais para tais fenômenos.

Em resumo, tanto a MetSul quanto as autoridades locais pedem cautela aos moradores das regiões afetadas e recomendam que fiquem atentos aos comunicados das defesas civis de suas localidades.