Se você é daquelas pessoas que tem medo de chuva, precisa ficar atento. Pois, esta semana, tempestades alcançam cidades no Brasil todo.
Hoje nós falaremos para você sobre esse alerta de temporais emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia na última segunda-feira, dia 21/11. A previsão é que ocorrerá tempestades em 240 municípios de várias regiões do Brasil.
Essas chuvas intensas serão acompanhadas de ventos fortes. As consequências são graves, como deixar várias casas destelhadas, por exemplo. E também causam outros prejuízos para os cidadãos.
Se você quer saber quais são os municípios brasileiros que estão nessa lista de alerta e como fazer para se proteger, não deixe de ler até o fim. Pois, contaremos mais detalhes sobre essa importante notícia.
Quais fatores estão causando esse alerta de tempestades?
A combinação do calor e da umidade que está sobre o Brasil nos últimos dias é a receita perfeita para o início de uma tempestade. Esse clima atípico ocorre, pois, uma frente fria vinda do oceano se choca com essas temperaturas elevadas e a umidade baixa. Sendo assim, as nuvens sobem causando rajadas de vento intensas e muitos raios por onde ela passar.
O alerta de chuvas intensas e tempestades emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia desta semana, ocorreu devido a uma previsão de que uma dessas frentes frias estão se aproximando do país rapidamente. Logo, poderá atingir muitas cidades de todas as regiões.
Por que as chuvas são medidas por mililitros?
Como todos sabem, a chuva é medida por milímetros, mas você sabe o porquê desse tipo de medida ter sido adotada?
Na verdade, esse é o jeito mais fácil que a Organização Meteorológica Mundial colocou como modelo para medir a chuva. Uma vez que 1 milímetro de espessura é igual a 1 litro de água em um espaço com 1 metro quadrado. Portanto, cada mililitro de chuva, corresponde a 1 litro de água por metro quadrado.
Além disso, para saber se a previsão para sua cidade é de chuva intensa ou não, você pode pesquisar a quantidade de mililitros de água que está prevista para cair. Aliás, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas de 5 mm a 60 mm são consideradas moderadas. Enquanto, as de 61 mm para mais são consideradas intensas.
Quais regiões do Brasil estão com alerta de chuvas intensas e tempestades essa semana?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as causas das tempestades e o porquê as chuvas são medidas em mililitros, é hora de saber quais regiões do Brasil estão na lista de alerta para chuvas intensas e tempestades.
Então, veja abaixo a lista completa das regiões que estão com alertas amarelos, laranjas e vermelhos para a chegada de temporais:
- Leste, centro-norte e sudoeste do Mato Grosso do Sul;
- Vale do Juruá, no Acre;
- Vale do Acre;
- Madeira-Guaporé;
- Leste de Rondônia;
- Sul e sudeste do Amazonas;
- Centro-sul, sudeste, sudoeste e norte mato-grossense;
- Pantanais Sul mato-grossense;
- Presidente Prudente;
- Araçatuba.
Além dessas regiões, algumas cidades de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, já emitiram o sinal de alerta no final da última semana. Inclusive, as temperaturas por lá já despencaram após a passagem da frente fria.
Vale destacar, que esse alerta é válido para toda essa semana nessas regiões citadas acima, Por isso, é bom tomar cuidado e seguir todas as recomendações da Alert-AS, para não correr riscos durante as tempestades.
Quais são as recomendações da Alert-AS?
A Alert-As, que é a sigla para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos, passa algumas recomendações de segurança para as pessoas que moram nos locais com alerta de tempestades e chuvas intensas. Assim, são recomendações para que elas possam se proteger e se prevenir contra possíveis danos:
- Evite ficar perto ou se abrigar ou estacionar os veículos debaixo de árvores, torres, outdoor ou postes de luz enquanto as rajadas de vento estiverem muito fortes. Pois esses itens podem cair e se você estiver debaixo ou perto, pode ser atingido;
- Para evitar ser atingido por raios, não fique em locais desertos. Isto é, locais planos em que o ponto mais alto é você, como campos de futebol ou praias. Se você estiver em um local assim e começar uma tempestade, deite-se com a barriga para baixo de um jeito que fique o mais baixo possível;
- Não utilize aparelhos eletrônicos durante uma tempestade, nem deixe ligados a tomada, pois isso pode atrair uma corrente elétrica para você ou para sua casa.
Qualquer dúvida ou problema, entre em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ligue para os Bombeiros com o número 193.
Agora que você já sabe quais cidades do Brasil estão em estado de alerta para tempestades essa semana, é só seguir as recomendações. Acima de tudo, tomar cuidado para não ser pego de surpresa com as chuvas intensas.