O termo “crise dos refugiados” é usado para denominar um fenômeno presente em todo o mundo, incluindo o Brasil, desde o ano de 2010.
O tema é abordado com frequência por questões de atualidades dentro das principais provas do Brasil, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre a Guerra na Síria. Vamos conferir!
O deslocamento de pessoas ao redor do mundo passou a ocorrer de forma mais intensa a partir de 2010 devido ao início da Guerra na Síria e à Crise de 2008.
Vale destacar que as migrações podem ser realizadas tanto por aqueles denominados de migrantes como por aqueles que são denominados de refugiados. A ONU, Organização das Nações Unidas, afirma que o “refugiado” é aquele que deixa o seu país de origem em consequência de perseguições ou de guerras, estando impedindo de retornar, pois sofreria algum tipo de violência.
Na última década, o Brasil passou a ser muito alvo de refugiados que buscam asilo. No país, a crise dos refugiados pode ser dividida em três fases:
De forma geral, os motivos que provocaram os pedidos de refúgio para o Brasil foram: violação dos Direitos Humanos, violência ocasionada por opiniões políticas, por religião e por raça e violência generalizada.
Com o aumento do fluxo migratório de refugiados, acontece a crise de refugiados. Assim, podemos observar a ocorrência de fenômenos negativos nos países que recebem muitos refugiados, como tensões entre culturas, desemprego entre os refugiados e refugiados que vivem em péssimas condições.