Tema de Redação: saúde mental e pandemia

Um resumo para as suas provas

Saúde mental e pandemia: relações e conexões 

Desde o início, no ano de 2020, da pandemia de COVID-19, muito tem se falado sobre as relações da mesma com a saúde mental dos indivíduos.

Assim, é muito provável que os vestibulares, os concursos, os vestibulares militares e a prova do ENEM abordem esse tema dentro da linha temática da redação

Dessa maneira, para que você se informe e consiga realizar um bom texto, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre as relações entre a saúde mental e a pandemia. 

Saúde mental e pandemia: introdução 

Em 2020, o Ministério da Saúde fez o seguinte alerta: a pandemia de COVID-19 está afetando não somente a saúde física das pessoas, mas também a saúde mental. 

Isso porque, está havendo, desde o início da pandemia, um aumento considerável de casos de sofrimento psicológico e de transtornos mentais dentre os indivíduos das mais variadas sociedades de todo o mundo. 

Assim, traumas psicológicos podem ser observados como consequências da situação criada pelo início da pandemia, que aconteceu em março de 2020. 

Saúde mental e pandemia: causas

Diversos foram (e ainda são) os fatores que provocaram essa alteração na saúde mental de uma quantidade significativa de indivíduos. Dentre eles, podemos citar: 

  • A morte de pessoas queridas e próximas
  • O medo provocado pela doença 
  • O distanciamento social 
  • O desemprego
  • O lockdown (que foi adotado em diversos lugares do mundo)
  • As mudanças drásticas nos padrões de comportamento e de vida em sociedade
  • O fim da realização de muitas atividades que eram feitos comumente pelos indivíduos 

Assim, podemos dizer que os padrões “normais”  de comportamento foram alterados com o início da pandemia. Não ir para a escola, não ter condições de se divertir, não poder frequentar um lugar de distração, perder um ente querido: todos esses foram fatores que acabaram por abalar o psíquico e afetar o humor das pessoas.

Saúde mental e pandemia: possíveis soluções 

Em grande parte das redações, o candidato deve também propor soluções para o problema que está sendo abordado.

Nesse sentido, você pode citar as seguintes medidas como soluções para os problemas causados pela pandemia na saúde das pessoas: 

  • Planejar uma rotina, mesmo que essa ainda seja dentro de casa 
  • Evitar notícias sensacionalistas
  • Dedicar-se à outras atividades e hobbies para distrair a mente
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.