O Banco Central (BC) anunciou nova mudança nas regras do cartão de crédito que vai beneficiar milhões de pessoas que possuem dívidas no rotativo.
Em parceria com o Conselho Monetário Nacional (CMN), o BC aprovou a portabilidade de dívidas do cartão de crédito.
Dessa forma, as pessoas que possuem débitos poderão transferir a dívida para outra instituição, buscando melhores taxas e condições. A seguir, entenda como funciona e como solicitar a portabilidade.
Entenda como funciona a portabilidade de dívidas do cartão de crédito
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, o Brasil conta com mais de 13 milhões de pessoas endividadas. Além disso, cerca e 90% desse número se endividaram com o cartão de crédito.
Por isso, a aprovação da portabilidade gratuita de débitos pode trazer uma luz no fim do túnel para os inadimplentes, que poderão encontrar melhores condições de pagamento em outra instituição.
Segundo Diogo Santos, economista do IPEAD/UFMG, a iniciativa vai trazer mais concorrência entre as instituições financeiras, favorecendo o consumidor.
“A taxa de juros do rotativo hoje no Brasil está em torno de 13%, 14% ao mês. É muito alta. Dá mais de 400% ao ano. Então, o objetivo é tentar criar um ambiente concorrencial em que empurre essa taxa para ficar um pouco menos, ou seja, que melhore para os consumidores”, explica Diogo.
Como vai funcionar na prática?
A possibilidade de fazer a portabilidade de dívidas do cartão de crédito entrou em vigor na última segunda-feira (01/07) e já está disponível para os consumidores.
Na prática, vai funcionar da seguinte maneira:
- O consumidor poderá solicitar propostas de outros bancos ou instituições financeiras para a compra de sua dívida;
- As empresas enviarão as suas propostas e o consumidor pode escolher a que melhor se adéque às suas necessidades;
- O banco credor pode fazer uma contraproposta, evitando a portabilidade e oferecendo melhores condições para o consumidor;
- A portabilidade será totalmente gratuita.
Passo a passo para aderir
Todas as pessoas que possuem dívidas no cartão de crédito podem aderir à portabilidade. Para isso, basta seguir o passo a passo:
- Em primeiro lugar, escolha uma instituição financeira e solicite uma proposta para a portabilidade da dívida;
- Em seguida, entre em contato com o banco devedor e apresente a proposta, para saber se a instituição deseja fazer uma contraproposta;
- Caso faça uma contraproposta, o banco deve oferecer o mesmo prazo, para melhor comparação;
- Mas, se o consumidor optar por fazer a portabilidade, todo o processo será totalmente gratuito;
- Assim, a sua dívida será transferida e ele começará a pagar para a nova instituição, de acordo com as condições da proposta.
Além disso, é importante destacar que as pessoas que possuem dívidas consignadas não podem fazer a portabilidade. Isso acontece porque essa modalidade realiza o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento do consumidor.
Benefícios da portabilidade de dívidas do cartão de crédito
Para quem já possui dívidas no cartão de crédito e viu a fatura virar uma verdadeira bola de neve, a portabilidade pode ser uma excelente alternativa. Isso porque ela traz inúmeras vantagens, como:
- Condições mais atrativas: ao transferir sua dívida, você pode negociar melhores taxas de juros e prazos com a nova instituição;
- Alívio financeiro: é possível obter mais fôlego para quitar a dívida ao se livrar de juros abusivos;
- Transparência: a portabilidade traz mais clareza sobre as condições do seu débito.
Dicas para manter a saúde financeira
Para evitar dívidas com o cartão de crédito é fundamental manter uma boa saúde financeira. Isso inclui um série de boas práticas que podem ser desenvolvidas e se tornar um hábito na vida do consumidor.
A seguir, veja algumas dicas práticas de como não se endividar:
- Evite pagar o mínimo da fatura, ao contrário, use o crédito com sabedoria e não gaste mais do que você pode pagar no final do mês;
- Monitore seus gastos. Assim, revise regularmente suas despesas e ajuste seus hábitos de consumo;
- Pague sempre o valor integral da sua fatura até a data de vencimento. Dessa forma, você evita pagar juros e multas, além de manter o seu score de crédito em alta;
- Aproveite os benefícios do seu cartão de crédito, como programas de pontos, cashback, seguros e descontos. Mas lembre-se de que esses benefícios não devem ser o único motivo para usar o cartão;
- Seja responsável e consciente ao usar o seu cartão de crédito. Lembre-se de que ele é um instrumento financeiro que pode te ajudar ou te atrapalhar, dependendo da forma como você o utiliza.