Como direito dos trabalhadores, o FGTS cumpre bem o seu papel, inclusive, até para quem já faleceu, ou melhor, para um membro de sua família. Muitas pessoas não sabem, contudo, tem como sacar FGTS de falecido sim. O valor acumulado por quem “partiu” fica reservado conforme a Lei para os seus entes. Mas, antes de qualquer coisa, é necessário se enquadrar em alguns quesitos exigidos para realmente ter direito ao pagamento.
Em suma, tem como sacar FGTS de falecido, pois é um dos direitos reservados para os trabalhadores que exerçam a profissão de carteira assinada. Ademais, a parcela que cabe ao Fundo de Garantia atualmente corresponde a, no máximo, 8% do salário recebido. Portanto, o depósito mensal condiz a uma reserva deste benefício. Para saber mais a respeito, continue lendo a matéria desta quarta-feira (26) que o Notícias Concursos preparou.
Em se tratando de FGTS do cidadão que faleceu, tem direito ao saque do valor, os dependentes. Tal como acontece no PIS, o Fundo de Garantia é visto como uma herança. Porém, existem prioridades que devem ser seguidas por quem provavelmente receberá o valor. Veja:
É relevante destacar que tal ordem de prioridade precisa ser respeitada. É como uma fila: na ausência do 1° ocorre a viabilidade desse 2° grupo, de forma sucessiva. Contudo, para o saque do FGTS do falecido, deve-se, obviamente, ter saldo na conta disponível.
Se está ansioso, saiba que para fazer o saque desse FGTS, os parentes do falecido precisam ir a uma das agências da CEF, apresentando os devidos documentos:
Então, agora que você já sabe que tem como sacar FGTS de falecido, reúna os documentos e corra atrás dos seus direitos. Vá a uma agência do INSS mais próxima e procure pelos detalhes do processo de entrada do pedido.