A Bolsa de Valores do Brasil (B3) anuncia a criação de uma nova plataforma para a criação de índices, sendo uma tecnologia relevante no mercado atual, conforme divulgação oficial realizada na data desta publicação, 20 de setembro de 2022.
Tecnologia na B3: plataforma de índices é lançada pela Bolsa de Valores
A plataforma Índices on Demand é uma solução que permite o desenvolvimento de indicadores com maior rapidez, já que adota as ferramentas mais avançadas de Big Data e o método Ágil nos processos, de acordo com informações da Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Segundo destaca a plataforma oficial, com a possibilidade de disponibilizar novos índices, os participantes de mercado poderão lançar diversos produtos financeiros referenciados, como ETFs (fundos de índices) e derivativos, com a agilidade necessária e toda a governança que a Bolsa de Valores do Brasil (B3) garante.
Mais visibilidade para o investidor
Além disso, os investidores ganharam maior visibilidade sobre diferentes segmentos da economia brasileira, complementa a Bolsa de Valores do Brasil (B3). De acordo com a recente divulgação oficial, o sistema do Índices on Demand também permite o desenvolvimento de índices mais sofisticados, como os baseados no mercado de derivativos e que refletem o desempenho de produtos da frente de Balcão.
A Bolsa de Valores do Brasil (B3) destaca que está atenta aos movimentos do mercado global e a novos produtos e serviços ESG. É nesse contexto que o novo índice de CBIO foi desenvolvido.
Índices on Demand e o ICBIO B3
O Crédito de Descarbonização (CBIO) é um dos instrumentos adotados pela Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), em 2017, para ajudar o Brasil a atingir as metas de descarbonização assumidas na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015 (COP 21).
A Bolsa de Valores do Brasil (B3) explica que os distribuidores de combustíveis fósseis têm metas anuais de descarbonização calculadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP). Portanto, a plataforma Índices on Demand já nasce com o ICBIO B3, que acompanha as variações de preço do crédito de descarbonização.
Funcionamento e metodologia
O índice ICBIO B3 pode ser acompanhado na página Indices On Demand uma vez ao dia, pela manhã, sempre considerando as negociações de CBIO do dia útil imediatamente anterior (seguindo o calendário do segmento Balcão), explica a Bolsa de Valores do Brasil (B3).
De acordo com a plataforma oficial, o cálculo é feito considerando a variação de preço de CBIOs negociados na Bolsa de Valores do Brasil (B3), pelo volume e quantidade de negócios.
O sistema possui alguns filtros para assegurar que a amostra de preços seja representativa e afastar o risco de manipulação do mercado. A plataforma Índices on Demand é um relevante amparo tecnológico para o mercado de investimentos, sendo mais uma ação positiva realizada pela Bolsa de Valores do Brasil (B3).