Tecnologia: MEC lança a Rede de Inovação para Educação Híbrida em todo o país - Notícias Concursos

Tecnologia: MEC lança a Rede de Inovação para Educação Híbrida em todo o país

MEC lança oficialmente a Rede de Inovação para Educação Híbrida em todo o país. Saiba mais sobre essa tecnologia!

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), deu um importante passo ao lançar, na tarde da última sexta-feira (25), a Rede de Inovação para a Educação Híbrida. 

Tecnologia: MEC lança a Rede de Inovação para Educação Híbrida em todo o país

Prevista na Portaria do MEC nº 865, de 8 de novembro de 2022, a rede tem a finalidade de “promover a implementação de estratégias de educação híbrida por todos os entes federativos do país, bem como de contribuir para a implementação do Novo Ensino Médio de forma equitativa e efetiva”, de acordo com as informações oficiais.

Lançamento

O lançamento foi realizado no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube e contou com a participação da secretária-executiva adjunta do MEC, Sylvia Gouveia; do secretário da SEB, Mauro Rabelo; das conselheiras da Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), Amábile Pacios e Suely Menezes; e do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Amauri Barros.

“Hoje podemos considerar uma virada de chave na transformação de paradigma no ensino médio, com a Rede para Educação Híbrida. Temos a convicção de que essa entrega fará diferença na vida dos jovens brasileiros. A experiência de outros países com esse modelo nos mostra que estamos no caminho certo.”, comemorou o secretário Rabelo.

MEC e Ufal

Segundo destaca a divulgação oficial, a Rede é resultado de uma parceria entre o MEC e a Ufal, que é a responsável pela aquisição, distribuição dos núcleos de inovação e formação das equipes das secretarias. 

O Ministério da Educação (MEC) investiu R$ 40 milhões em infraestrutura, equipe e desenvolvimento dos sistemas que permitirão a produção e compartilhamento de materiais, bem como a ampliação da oferta de itinerários formativos. 

Plataformas digitais

Os profissionais e estudantes terão acesso a quatro plataformas digitais: um sistema administrativo para gestão das matrículas e da oferta de itinerários; o ambiente virtual de aprendizagem para acompanhamento e certificação das unidades curriculares; o repositório de recursos educacionais digitais; e o portal da Política.

Observatório 

Também está prevista a criação de um observatório nacional que visa promover a integração e o monitoramento das atividades desenvolvidas na Rede, acompanhando a capacidade das secretarias de educação estaduais e distrital, para a implementação do Novo Ensino Médio e para a oferta da educação híbrida, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

As secretarias de educação estaduais e municipais devem aderir à Rede de Educação Híbrida até 20 de dezembro de 2022, por meio da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?