Uma equipe de engenheiros japoneses, especializados em tecnologia, criou um novo chapéu que possibilita a seus usuários, digitar inúmeras mensagens. A princípio, a novidade se parece com um boné estranho, com o mesmo formato de uma tecla de computador antiga. O seu funcionamento se dá via Bluetooth.
Todavia, a equipe de engenheiros japonesa é bastante conhecida no mercado, por apresentar produtos inusitados, com um grande senso de humor. O chapéu insólito é controlado por seus usuários, através de um ângulo ajustado na cabeça da pessoa. Vale ressaltar que o produto ainda não foi devidamente licenciado.
Analogamente, o chapéu desenvolvido pela equipe de engenheiros japoneses, em forma de teclado, se chama Gboard CAPS e contém um sensor do tipo inercial de seis eixos, no total. Enfim, eles conseguem ler o posicionamento do boné. Sendo assim, essa ação acaba por alterar o código digitado por seus usuários.
Desse modo, caso queira, com a nova tecnologia, os usuários podem girar o chapéu em suas cabeças, para a esquerda e para a direita. Com estas ações, é possível mudar os caracteres de uma maneira simples. Com essa diversidade de movimentos, a pessoa consegue escrever um grande número de mensagens de texto.
Tecnologia inovadora
Ademais, a pessoa que estiver utilizando o estranho chapéu, poderá enviar mensagens direcionadas a outros usuários. Para tal, é necessário pressionar o dispositivo da mesma forma que se faz em um teclado tradicional. Curiosamente, o boné faz o mesmo barulho de um teclado, quando se aciona o seu dispositivo.
De acordo com a equipe japonesa, sobre a nova tecnologia, “visando o topo, estamos sempre fazendo brainstorming para obter uma melhor entrada de texto. Enquanto estávamos quebrando a cabeça para encontrar uma maneira de tornar os teclados mais portáteis e modernos, desenvolvemos este teclado vestível”.
Em síntese, vale ressaltar que o projeto ligado à nova tecnologia do chapéu teclado de computador, não é ainda um produto oficialmente licenciado da companhia que o desenvolveu. Entretanto, os engenheiros da divisão japonesa da empresa, apresentaram informações sobre como produzir todo o equipamento inovador.
Dessa maneira, a equipe divulgou as instruções para que qualquer pessoa possa desenvolver seu próprio chapéu. Sendo assim, o usuário poderá ter em sua casa um equipamento funcional que pode ser utilizado por conta própria. Aliás, a equipe desenvolvedora, inventora da nova tecnologia, é do Google do Japão.
Senso de humor
O grupo de engenheiros é bastante conhecido por ter um senso de humor diferenciado, além de ter uma grande disposição para o desenvolvimento de equipamentos e aparelhos estranhos, peculiares. No ano passado, eles criaram um teclado de cerca de 165 centímetros com todas as teclas na mesma linha.
Tecnologia do Google
O Google, em seus 23 anos de existência, lançou uma centena de produtos com inúmeros recursos e funcionalidades envoltos em uma tecnologia inovadora. Podemos destacar seu e-mail, redes sociais, caixas de som inteligentes, e serviços relacionados à edição compartilhada. É uma das maiores empresas do mundo.
Dessa maneira, é importante dizer que com o passar do tempo, muitos desses produtos e sua tecnologia, acabaram sendo esquecidos pela companhia. O site Google Cemetery (Cemitério do Google), apresenta mais de 166 produtos da empresa americana, que foram descontinuados pela organização, desde o ano de 2006.
Podemos citar, por exemplo, a rede social Orkut, que foi uma das primeiras plataformas utilizadas pelos brasileiros. Ela teve uma duração de dez anos, de 2004 até 2014. Até hoje muitos usuários não aceitam o fim das suas comunidades e as devidas funcionalidades que faziam com que a rede social se destacasse no mercado.
O Google Reader também é um aplicativo que deixou saudades a muitos de seus usuários. Depois de oito anos de funcionamento, ele acabou sendo descontinuado ainda no ano de 2013. Sua interface era limpa, confortável e organizada. O app aceitava pesquisas em seu buscador interno, e links externos. Era muito prático.
Google Plus
Em conclusão, o Google Plus foi uma tentativa da empresa de competir com o seu grande rival, o Facebook. No entanto, ele nunca conseguiu um grande sucesso entre seus usuários. Depois de oito anos de existência, entre 2011 a 2019, a empresa acabou descontinuando a rede social, para usuários individuais.