O Brasil ganhou três posições no índice global de inovação, passando da 57ª para a 54ª posição na edição de 2022 do Global Innovation Index (GII), divulgado na última quinta-feira (29), de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Tecnologia: Brasil cresce no índice global de inovação
O estudo é elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), uma agência especializada das Nações Unidas.
Medidas e desafios
Segundo destaca a recente divulgação oficial, o resultado do estudo reflete as medidas positivas que o Brasil vem tomando para melhorar seu ambiente de inovação, enquanto mostra os desafios que ainda estão pela frente.
A inovação eleva a produtividade e impacta a economia
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) tem incentivado a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação como vetores fundamentais para o ganho de produtividade da economia e a melhoria do bem-estar da população, de acordo com a recente divulgação oficial.
Transformação digital
Em sua fala no evento de lançamento do GII 2022 promovido pelo WIPO, o ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destacou os avanços alcançados pelo Brasil, em especial em temas como transformação e governo digitais, investimentos em tecnologias habilitadoras e apoio à inovação em setores estratégicos como agricultura, energia, saúde, entre outros, de acordo com informações oficiais.
Evento online
Na data desta publicação, 30 de setembro de 2022, o ministro participa de um evento promovido pela CNI para o lançamento nacional do GII 2022. O evento será transmitido no canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) no YouTube, de acordo com a recente divulgação oficial.
A tecnologia, a inovação e a economia
O destaque do Brasil através da inovação é muito positivo, considerando que diversas ações têm sido tomadas para implementar melhorias em diversos segmentos, sendo fundamental para atrair investimentos.
A implementação da tecnologia 5G, a digitalização de processos, os aplicativos que permitem à população ter acesso a serviços públicos, a expansão da tecnologia e a digitalização de canais, são algumas ações governamentais que refletem a inovação como um ponto relevante para o avanço do país.
O avanço do país e os fatores tecnológicos
Visto que a tecnologia está diretamente ligada à inovação, já que estamos na era da internet das coisas. Por isso, o investimento em tecnologias e a elevação do acesso à inovação é um fator primordial para a economia do país, conforme destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).