A tecnologia 5G chegou no Brasil neste ano, porém, já era uma realidade em alguns países como Japão, Alemanha, China e Estados Unidos. No entanto, muitas pessoas ainda questionam do que se trata exatamente essa tecnologia.
A letra “G” utilizada neste modelo tecnológico (3G, 4G, 5G) é oriundo da palavra geração. Dessa forma, se refere aos fatores tecnológicos adicionados em cada opção.
Por exemplo, com a tecnologia 3G você consegue mandar mensagem usando o seu celular smartphone; já a 4G permite que você assista serviços de streaming. Porém, a tecnologia 5G oferece uma internet com maior velocidade no seu Smartphone. Ou seja, é um ciclo de melhorias contínuas.
Além disso, essa tecnologia permite que você controle aparelhos como relógios, drones etc. Claro, caso haja alguma compatibilidade entre o seu aparelho Smartphone e os aparelhos que requerem tais controles.
Estamos na era das ideias e essa é a era da internet das coisas. Sendo assim, de forma sucinta, a tecnologia 5G funciona como ondas de rádio, porém, quando pensamos na quinta geração, essa velocidade é exponencialmente maior.
As antenas da rede 5G são adaptadas através da tecnologia 4G. Ou seja, foi criada uma nova infraestrutura paralela de conexões na qual coexistem os sistemas.
Sendo assim, a tecnologia 5G representa uma maior velocidade de conexão e uma adaptabilidade inerente à era digital. Visto que o celular Smartphone na atualidade é utilizado para entretenimento pessoal e para assuntos relacionados ao trabalho. Ou seja, dificilmente alguém não está utilizando o seu celular. Por exemplo, as videoconferências ocorrem de uma maneira melhor dentro da tecnologia 5G; assim como os jogos online.
Muitas operadoras ainda estão em processo de adaptação à tecnologia 5G, pois como citamos anteriormente, se trata de uma tecnologia relativamente nova no Brasil.
Portanto, a tecnologia 5G é bastante vantajosa, já que permite que mais dispositivos fiquem conectados e possui uma velocidade maior de internet, considerando a banda larga.
No entanto, é válido ressaltar que nem todo o aparelho smartphone disponível no Brasil é compatível com a tecnologia 5G. Sendo assim, muitos fabricantes já se adaptaram e estão produzindo aparelhos adequados. Além disso, não é necessário comprar um celular com urgência. Já que as tecnologias inferiores, como a 3G e a 4G, estão em pleno funcionamento no país.
Certamente a tecnologia 5G representa uma adaptabilidade tecnológica à sociedade atual e seus controles diversos através da tecnologia smart. Ou seria a sociedade que se adaptou à tecnologia? Talvez não saberemos, já que a tecnologia se tornou parte da rotina social. Porém, o ciclo é contínuo e novas necessidades trazem novas tecnologias na era digital.