As técnicas de relaxamento para grávidas ajudam as mulheres a se sentirem mais tranquilas e com bem-estar durante o processo gestacional.
Afinal, é válido lembrarmos que essa fase, na vida de uma mulher, é marcada por muitas transformações biopsicossociais, que podem ser a mola propulsora de questões emocionais e psicológicas.
Por isso, fomentar uma rotina que priorize o bem-estar e a saúde mental é muito importante.
A seguir, você conhecerá algumas técnicas que podem ajudá-la nessa missão. Acompanhe.
Dicas de técnicas de relaxamento para grávidas
As técnicas de relaxamento para grávidas podem ajudá-la a se conectar mais com o presente, deixando os pensamentos ansiosos de lado. Até porque, durante a gestação, é muito comum que a mulher tente “prever o futuro”, imaginando como será a rotina com o bebê, por exemplo.
Porém, quando esses pensamentos são recorrentes, as crises de ansiedade podem aparecer, causando mal-estar. E é aí que entram as técnicas de relaxamento para grávidas.
Conheça algumas opções:
1. Atenção plena
A atenção plena consiste na ação de focar no aqui e agora, sem se deixar levar pelos pensamentos acelerados que retratam o passado ou desenham o futuro.
Essa técnica costuma reduzir os níveis de estresse e ansiedade, fazendo com que a pessoa dê atenção para cada pequena etapa da sua vida, sem querer “pular passos”, digamos assim.
Existem muitas formas de colocá-la em prática. Veja exemplos:
- Escanear o próprio corpo: Imagine que você precisa escanear cada parte do seu corpo. Para isso, deve prestar atenção nas sensações que sente desde a pontinha do dedo dos pés, até o topo da cabeça, passando por cada parte do corpo. Focar nas sensações sentidas ajuda a conectar com o presente, reduzindo pensamentos sobre o futuro que causam ansiedade.
- Apreciar algum sabor ou cheiro: Na hora de comer, aprecie o sabor e a textura dos alimentos. Sinta o garfo na sua mão e conecte-se com os seus cinco sentidos. Aprecie o cheiro, observe a cor, enfim! Isso tudo ajuda a focar no presente, promovendo sensações agradáveis.
2. Respiração diafragmática
A respiração diafragmática ajuda a levar mais oxigenação para o organismo, ao mesmo tempo em que promove relaxamento e reduz a velocidade dos batimentos cardíacos.
Para colocá-la em prática é bem simples:
- Sente-se com a coluna ereta, em um lugar confortável.
- Coloque uma mão sobre a barriga, outra sobre o tórax.
- Inspire profundamente, concentrando-se para que a barriga “cresça” com o ar entrando, não o tórax.
- Expire pela boca, lentamente.
- Repita o processo algumas vezes, até surtir o efeito do relaxamento.
3. Visualização positiva
A visualização positiva também pode ser considerada uma das técnicas de relaxamento para grávidas. Ela ajuda a mulher a visualizar momentos agradáveis, mesmo que sejam imaginativos, proporcionando boas sensações e tranquilidade.
Para isso, procure um ambiente silencioso e visualize uma situação que faça bem a você. Pode ser um passeio em um parque, um banho de mar, enfim. Mentalize cada detalhe, como se isso estivesse acontecendo agora, e experimente a sensação de relaxamento desse lugar tranquilo.
Assim, será possível fomentar um momento só seu, de paz e conexão consigo mesma.