A ansiedade nos estudos é muito recorrente na vida de muitas pessoas e, por isso, as técnicas de relaxamento podem ser vistas como uma alternativa de tranquilizar a mente e absorver ainda mais os conhecimentos e as informações estudadas.
Se você quer começar a ter melhores resultados nos estudos, acompanhe o nosso guia de hoje e saiba mais!
Técnicas de relaxamento para ansiedade nos estudos
As técnicas de relaxamento podem ser praticadas em qualquer ambiente, e por qualquer pessoa. Escolha as alternativas que sejam mais interessantes para você:
1- Relaxamento muscular progressivo
O relaxamento muscular progressivo é muito fácil de fazer e tende a ocasionar uma sensação de bem-estar bem expressiva. Para isso, você deve:
- Sentar-se com a coluna ereta e com as mãos sobre as coxas.
- Comece a contrair os músculos do seu corpo, iniciando na face, descendo pelo pescoço, ombros, braços, coxas e pernas.
- Contraia por alguns segundos, sentindo cada parte do corpo se tensionando.
- Depois que você observar a tensão em cada músculo, comece a relaxar, “soltando” as contrações.
- Vá descontraindo na mesma sequência: começando pela face, pescoço, etc.
- Quando você terminar de relaxar os músculos, observe a sensação que sentirá no corpo e perceba o quanto você está mais relaxado e confortável.
2- Meditação guiada
A meditação, por si só, é uma ótima técnica de relaxamento que visa conectar você com o seu eu interior. Através da prática de meditação é possível aliviar os pensamentos, relaxar o corpo e reorganizar os sentimentos e as sensações.
Para praticá-la, você pode utilizar aplicativos específicos para este fim, ou então, apostar em vídeos no YouTube que contenham a meditação guiada.
3- Respiração diafragmática
A respiração diafragmática é muito simples de ser executada e em 10 repetições você já perceberá os batimentos cardíacos mais lentos, a respiração mais leve e o corpo mais relaxado. Veja como fazer:
- Sente-se em uma cadeira, mantendo as costas eretas.
- Coloque uma mão sobre o peito e outra sobre o abdômen.
- Comece a inspirar o ar profundamente, de um modo que o movimento de “encher os pulmões” seja percebido apenas pela mão que está sobre a barriga. Ou seja, use o diafragma para respirar, e não o tórax.
- Expire o ar de maneira longa e profunda.
- Repita o processo, sempre observando se o movimento é no abdômen e, caso não seja, procure corrigir.
4- Recordar momentos felizes e prazerosos
Quando a ansiedade nos estudos aparecer de maneira intensa, pare alguns minutinhos para fechar os olhos e, em silêncio, recorde momentos felizes e prazerosos que você viveu com quem você ama. Acredite, imaginar esses momentos positivos é uma das técnicas de relaxamento que mais surte efeito.
5- Pausa para um chá quente e pensamentos leves
Quando a carga de estudos estiver intensa, prepare um saboroso chá de camomila quente, levante-se da sua cadeira e beba-o enquanto olha pela janela do seu quarto ou casa. Tente mentalizar coisas boas, espantando os pensamentos tóxicos e pesados.
Assim você vai “limpando” a sua mente e relaxando o seu corpo com as propriedades do chá. Logo, se sentirá muito mais tranquilo para dar continuidade as suas atividades.