Entregar um modelo pronto de negócio requer muito investimento e, para esse investimento ter retorno, é preciso um bom plano de estruturação e manutenção. Por isso, definir taxas de cobrança aos novos franqueados faz parte do plano de ação, manutenção e crescimento da marca franqueadora. Assim, entenda as taxas mensais em uma franquia.
Por outro lado, nem sempre as franquias cobram taxas mensais. Assim, isso vai depender muito do segmento, modelo e estruturação do negócio em si. Confira mais sobre isso logo abaixo:
É importante ressaltar, ainda, que todos esses detalhes precisam estar claramente expressados na COF (Circular de Oferta de Franquia). No entanto, muitas vezes essas taxas não estão previamente determinadas e, por isso, elas podem surgir ou sair, conforme acordo entre as partes. O imprescindível é que essas informações sejam as mais claras possíveis, além de atender a ambas as partes, afinal de contas, o negócio precisa ser bom tanto para franqueados quanto para franqueadores.
Principais taxas cobradas
As principais taxas mensais cobradas pelos franqueadores são:
Taxa de franquia
É uma espécie de taxa de licença de funcionamento e uso da marca. É cobrada do franqueado pela transferência de todo conhecimento adquirido pela franqueadora ao longo dos anos. Nessa taxa, pode estar incluído todo o treinamento inicial, ajuda na implantação, viabilização e operação do negócio. Você é cobrado uma única vez, no ato da validação do contrato. Além disso, você pode facilitar o pagamento, dividindo em várias parcelas. Assim, isso pode gerar um pagamento mensal, tudo isso para facilitar o acesso do franqueado ao seu modelo de negócio.
Vale lembrar que nem todas as franquias cobram essa taxa. Muitas delas preferem não cobrar para, assim, atrair mais investidores e expandir o reconhecimento da marca de forma mais rápida.
Taxa de Royalties
É mais uma das taxas mensais. Cobrada pelo uso da marca e por todo conhecimento repassado ao franqueado. Além disso, pode incluir: uso de tecnologias, fornecimento de produtos, pesquisas de melhoramento, entre outros. Nesse sentido, o franqueador cobra uma taxa mensal, baseada no faturamento bruto da unidade franqueada. Esse percentual varia entre 4% e 10%.
Geralmente essa verba é utilizada em prol do crescimento da marca e assistência aos franqueados. Assim, costuma ser revertida em treinamentos, suporte, estudos de novos produtos, pesquisas de mercado e inovação. No ramo de serviços, essas taxas podem ser menores, tendo em vista não necessitar de fornecimento de produtos, o que pode baratear bastante o custo da operação.
Taxa de Propaganda
É uma taxa de marketing e propaganda. Algumas franquias cobram um valor fixo mensal, enquanto outras preferem um percentual do faturamento bruto (que pode variar entre 2% e 5%). A taxa em questão vai para um fundo que você precisa acessar para conhecer todo o detalhamento de uso desses recursos. Nele estão incluídas as estratégias de marketing, campanhas, planos e ações de promoção e divulgação da marca.
Taxa de sistemas
Cobrada pelo uso de tecnologias e sistemas que demandam alto custo, por isso, nem todas as franquias cobram essa taxa, apenas quando há uso de softwares ou aplicativos específicos. A taxa em questão inclui: manutenção e assistência técnica, atualizações de software, implementação de tecnologias e aplicativos, manutenção de sites e sistemas integrados. Sabendo disso, a cobrança pode ou não ser ocorrer mensalmente, pois isso vai depender do acordo estabelecido entre as partes.
Taxa de serviços
Você paga por essa taxa caso haja algum outro tipo serviço que não esteja especificado no contrato. Por isso, é importante ficar bem atento ao contrato, caso haja necessidade de algum serviço extra, ao longo do desempenho das atividades, pois, se ele não estiver contemplado no contrato, poderá ocorrer cobrança de taxa mensal não planejada.
Avaliação dos investimentos e custos da franquia
É importante avaliar bem o investimento, os custos operacionais e outras despesas provenientes de cada modelo de franquia, antes de optar por uma delas. Isso quer dizer que essas informações precisam estar dentro das expectativas e alinhadas ao objetivo, bem como, dentro da disponibilidade de recursos do investidor.
Por fim, quando não se tem muita noção de como fazer essa avaliação por conta própria, o mais indicado é contratar um especialista no assunto. Assim é possível economizar tempo e dinheiro, além de chegar ao ponto desejado bem mais rápido. De toda forma, entender bem os números, o ramo de atividade e a gestão do negócio é imprescindível para qualquer empreendedor que busca resultados, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.
Agora que você já sabe mais sobre as taxas mensais ao adquirir uma franquia, com certeza vai ser muito mais fácil fazer seu investimento!